Lula e Arthur Lira se reúnem após Dino decidir suspender emendas de comissão
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, agora há pouco, com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no Palácio da Alvorada. O encontro acontece a portas fechadas, sem qualquer registro da imprensa, após Lula ter sido informado que Lira convocou parlamentares para avaliar uma resposta à decisão do Supremo Tribunal Federal de suspender o pagamento de cerca de R$ 4,2 bilhões de emendas de comissão.
O assunto é sensível porque, nos bastidores, alguns deputados do Centrão acusam o ministro Flávio Dino, responsável por essa decisão, de derrubar as emendas numa jogada combinada com o Palácio do Planalto, tese que os integrantes da articulação política do governo negam.
Segundo deputados próximos a Lira, a reunião teria sido marcada a pedido de Lula. O motivo é que o presidente da República teria entendido que essa volta de Lira para Brasília seguida da convocação de uma reunião de líderes de última hora representaria uma piora do ambiente político entre os Poderes. Por isso, teria decidido intervir para tentar acalmar os ânimos.
Apesar do aceno de Lula ao grupo de Lira, a Advocacia-Geral da União (AGU) decidiu hoje que não irá recorrer da decisão do ministro Flávio Dino. A informação foi confirmada durante entrevista concedida, na tarde desta quinta-feira, pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha.
Com informações do Valor Econômico.
Leia a seguir