Lula faz evento com artistas no Anhembi para atrair voto útil e eleitor mais jovem

Campanha de Lula mira em eleitor mais jovem para vitória no primeiro turno

Evento da chapa Lula-Alckmin no Anhembi (Imagem: Lula/Youtube)
Evento da chapa Lula-Alckmin no Anhembi (Imagem: Lula/Youtube)

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, está em um evento no Anhembi, em São Paulo, na tarde desta segunda-feira (26). O ato reúne artistas e intelectuais que declararam apoio ao ex-presidente na corrida ao Palácio do Planalto, e é classificado pela campanha do petista como “último grande ato” antes do primeiro turno, no próximo domingo (2).

A campanha de Lula enxerga o evento como uma oportunidade para convencer eleitores mais jovens a comparecerem às urnas no dia 2 de outubro. Também é um apelo a favor do voto útil, tese que envolve a vitória do petista no primeiro turno a partir da transferência de votos de candidatos da chamada terceira via para Lula.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

De acordo com a pesquisa FSB/ BTG Pactual divulgada hoje, Lula aparece com 48% dos votos válidos, contra 37% de Jair Bolsonaro, candidato à reeleição. Desta forma, o petista abriu mais de 10 pontos percentuais de vantagem e, caso a eleição fosse decidida hoje, precisaria apenas de dois para vencer a disputa no primeiro turno.

Em pronunciamento hoje, Ciro Gomes criticou a estratégia de voto útil e reafirmou que permanece como candidato ao pleito presidencial. Ele afirmou que a prática seria um mecanismo para tentar coibir o voto em regime de dois turnos. “Com esta pregação [do voto útil], querem eliminar a liberdade das pessoas de votarem, no regime de dois turnos, primeiro no candidato que mais representa seus valores, e, se for o caso, de optarem depois por aquele que mais se aproxime de suas ideias”, disse o candidato do PDT.

Últimas em Política

A organização do evento no Anhembi foi elaborada pela socióloga e esposa de Lula, Rosângela da Silva, conhecida como Janja. Para elevar o ato, o PT se programou com uma rede de bares, restaurantes e canais parceiros para a transmitirem o ato.

De acordo com a campanha, artistas como Anitta, Caetano Veloso e Ludmilla devem se apresentar. O pré-evento contou com apresentação do ex-BBB João Luiz Pedrosa, enquanto a atriz Thalma de Freitas conduziu o início do ato.

Lula mira eleitor mais jovem

A campanha de Lula avalia que o evento de hoje, assim como a estratégia na reta final do primeiro turno, deve contribuir para que eleitores mais jovens compareçam às cabines de votação. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, jovens de 16 a 34 anos representam quase 34% dos eleitores aptos a votarem no país. Segundo a pesquisa Datafolha, esse é um dos perfis no qual Ciro Gomes é mais popular.

O reforço de Lula a esses eleitores também deve ocorrer em um encontro com um grupo de atletas e profissionais do esporte nesta terça (27) pela manhã. À noite, o ex-presidente deve se reunir com empresários do Grupo Esfera Brasil na casa do empresário João Camargo.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Eleições 2022


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS