Lula deve iniciar viagens para o exterior pela Argentina

Há ainda a possibilidade de o presidente aproveitar para visitar o Uruguai

Lula e o presidente da Argentina, Alberto Fernández. Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
Lula e o presidente da Argentina, Alberto Fernández. Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

De volta à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tem os primeiros roteiros de viagens que fará representando o Brasil no exterior. O planejamento é que ele comece suas reuniões bilaterais justamente pela América do Sul, região que costuma receber um foco especial na política externa petista.

Assessores do presidente confirmam que já está certa a ida dele para a Argentina no fim do mês de janeiro, mas há a possibilidade de o presidente esticar a viagem até o Uruguai.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A expectativa é que Lula deixe o país no dia 22 de janeiro em direção a Buenos Aires. Na capital argentina, o petista deve se encontrar com o presidente Alberto Fernández. Além disso, ele deve participar da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que está programada para acontecer no dia 24 do mesmo mês.

Há ainda a possibilidade de o presidente aproveitar para visitar o Uruguai no dia 25, agenda que não está definida por enquanto. Apesar de ser conhecido como um político de centro-direita, o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, foi um dos chefes de Estado que visitou Lula no início da semana, após a cerimônia de posse presidencial.

Últimas em Política

A viagem de Lula para a Argentina foi definida logo após sua vitória nas urnas, em outubro do ano passado. Naquele mês, Fernández almoçou com Lula num hotel da capital paulista e depois teve uma reunião bilateral com o petista. Depois do encontro, o presidente argentino declarou à imprensa que a eleição de Lula vai representar a união América Latina para fortalecimento da democracia.

Na época, Fernández estava acompanhado do chanceler Santiago Cafiero. A reunião também contou com a presença do embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli, que também veio à capital federal recentemente.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS