Ministra do TSE pede vistas e suspende julgamento que mira governador de Rondônia

A ministra Isabel Gallotti, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pediu vista e suspendeu, nesta quinta-feira (10), o julgamento que mira o governador de Rondônia, Marcos Rocha (União). A Corte analisa um recurso contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), que rejeitou a ação que pedia a cassação do governador e do vice, Sérgio […]

Mudanças no site e redes sociais apresentam novo posicionamento, e trazem conteúdo focado na jornada individual do investidor
Mudanças no site e redes sociais apresentam novo posicionamento, e trazem conteúdo focado na jornada individual do investidor

A ministra Isabel Gallotti, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pediu vista e suspendeu, nesta quinta-feira (10), o julgamento que mira o governador de Rondônia, Marcos Rocha (União).

A Corte analisa um recurso contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), que rejeitou a ação que pedia a cassação do governador e do vice, Sérgio Gonçalves da Silva, por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2022.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A ação foi apresentada pelo então candidato a governador Daniel Pereira (Solidariedade), derrotado nas urnas. De acordo com a acusação, Marcos Rocha teria se reeleito empregando servidores públicos na campanha, além de cometer outros ilícitos, como compra de votos e veiculação irregular de propaganda eleitoral.

Na sessão de hoje, o ministro Ramos Tavares votou para rejeitar a ação. Ele seguiu o entendimento do então relator, Raul Araújo, que havia votado no caso em agosto.

Últimas em Política

Para Araújo, não foram apresentadas provas contundentes e suficientes para que a chapa fosse cassada. Ele apontou que a jurisprudência do TSE exige prova segura da gravidade dos fatos, e que isso não ficou demonstrado no processo. Como Araújo deixou a corte eleitoral no início de setembro, hoje, o caso é relatado pelo ministro Antônio Carlos Ferreira.

*Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS