Ministros de Lula fazem reunião de emergência em Brasília para discutir atos golpistas

As invasões dos prédios dos três Poderes por radicais bolsonaristas provocou uma reunião de emergência neste domingo entre ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O encontro ocorre na sede do Ministério da Justiça, a poucos metros do Palácio do Planalto, invadido e depredado pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O Valor confirmou as presenças dos ministros da Justiça, Flávio Dino, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da Defesa, José Múcio. Também participa o general Gonçalves Dias, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão.
Há previsão de que o ministro da Justiça, Flávio Dino, conceda uma entrevista coletiva mais tarde neste domingo.
Eles estão discutindo que medidas tomar após os atos golpistas. Há pressões nos meios políticos para a intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal e pela decretação de uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), está sendo criticado por haver nomeado Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, secretário de Segurança Pública.
As críticas aumentaram diante das imagens de inação da Polícia Militar do DF em relação às depredações dos prédios públicos.
Os bolsonaristas invadiram e promoveram quebradeiras também a sede do Supremo Tribunal Federal (STF) e no Congresso Nacional. O Palácio do Planalto ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto.
Leia a seguir