Morte de Elizabeth 2ª: entenda quais serão os ritos no Reino Unido agora

Charles 3º deve fazer seu pronunciamento como rei já nesta sexta

Foto: Reprodução/Twitter/@RoyalFamily
Foto: Reprodução/Twitter/@RoyalFamily

A morte da rainha Elizabeth 2ª desencadeou o início da operação “London Bridge”, uma série de protocolos criados pelo governo britânico para que a troca de monarca seja feita da maneira mais ordenada possível, seguindo todos os ritos da coroa.

O dia de ontem já contou com alguns destes protocolos, como a adoção de roupas pretas na transmissão da “BBC”, bandeira a meio mastro em prédios públicos e a colocação de um aviso nos portões do Palácio de Buckingham com o aviso da troca de monarca.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O dia seguinte à morte da rainha marca o primeiro dia de luto oficial no país, quando estão programadas para acontecer saudações de armas no Hyde Park e em Tower Hill, além de um minuto de silêncio nacional.

É neste dia que o novo rei, Charles 3º vai ter sua primeira audiência com a primeira-ministra. Ele também se encontrará com o Conde Marechal do Reino Unido para assinar oficialmente os planos do funeral, que está previsto para acontecer em 10 dias.

Últimas em Política

Às 14h (horário de Brasília) desta sexta-feira, Charles 3º deve fazer seu primeiro pronunciamento televisionado para a nação.

No sábado, o Conselho de Adesão, que inclui membros do governo e conselheiros privados, deve se reunir no Palácio de St James para a proclamação do novo rei, que é lida em público de uma varanda no Palácio de St James.

Uma outra proclamação será lida na Royal Exchange em Londres. O novo rei terá audiências com a primeira-ministra e seu gabinete, o líder da oposição, o arcebispo de Canterbury e o reitor de Westminster.

Após a definição dos ritos funerários, o caixão levando o corpo da rainha vai sair de Balmoral, onde ela faleceu, para ser levado para o Palácio de Holyroodhouse, onde acontecerá uma procissão cerimonial ao longo da Royal Mile até a Catedral de St Giles. Lá vai acontecer uma missa com a presença de membros da família real.

Após a cerimônia, a Catedral de St Giles será aberta ao público por 24 horas para um velório. O caixão deve então ser levado para Londres, onde acontecem as honras de velório de Estado.

Haverá ensaios para a procissão rainha do Palácio de Buckingham ao Westminster Hall.

O caixão deve chegar ao Palácio de Buckingham algumas horas antes do grande cerimonial planejado em Londres.

No primeiro grande evento cerimonial que antecede o funeral, o caixão da rainha será carregado do Palácio de Buckingham para o Westminster Hall para o início de cinco dias de um velório de Estado.

É neste momento que o público poderá prestar suas homenagens a monarca. O caixão será colocado no meio do Westminster Hall, que ficará aberto ao público 23 horas por dia.

Enquanto acontece o velório de Estado, o rei Charles 3º viajará para o País de Gales para participar de uma missa na Catedral de Llandaff em Cardiff, depois visitará o Welsh Senedd e receberá uma moção de condolências. Ele terá uma audiência com o primeiro-ministro galês. Espera-se que os destacamentos da Commonwealth comecem a chegar a Londres neste período.

Na véspera do funeral, Charles dará as boas-vindas às famílias reais estrangeiras presentes.

O funeral de estado será realizado na Abadia de Westminster. O caixão será carregado de Westminster Hall em uma procissão até a abadia. Haverá dois minutos de silêncio em todo o país.

Após a missa de uma hora, uma grande procissão cerimonial acompanhará o caixão até o Hyde Park, onde será transferido da carruagem para um carro funerário e viajará para Windsor. Depois de uma procissão por Windsor, uma missa será realizada na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, durante a qual o caixão será colocado no mausoléu real.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS