O que esperar da primeira reunião ministerial do novo governo Lula?

Ministro Paulo Pimenta adiantou que o presidente vai explicar como funciona sua metodologia de trabalho

Foto oficial na cerimônia de posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.  Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Foto oficial na cerimônia de posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), disse que na primeira reunião ministerial do governo, agendada para esta sexta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai falar sobre como funciona sua metodologia de trabalho e combinar os procedimentos.

Em entrevista a Globonews, ele reforçou que nessa primeira reunião, que classificou como protocolar, será possível ter um alinhamento da equipe. Segundo o ministro, algumas declarações de colegas foram dadas durante a posse para expressar prioridades, mas a partir de hoje haverá um alinhamento.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Pimenta ainda recorreu ao futebol para explicar a situação atual em que declarações feitas por ministros têm provocado ruído no mercado. Ele disse que um craque joga em um determinado sistema técnico, mas quando vai para a seleção precisa se ajustar ao sistema técnico da seleção, que agrega os melhores jogadores.

Essa reunião ministerial foi marcada após uma sequência de falas desencontradas de ministros do governo, que provocaram repercussão negativa no mercado. O encontro está previsto para acontecer no Palácio do Planalto e envolverá os 37 titulares do primeiro escalão: o objetivo é fazer um freio de arrumação para reafirmar que propostas políticas ou de revisão de reformas só serão encaminhadas após aprovação da Presidência.

Últimas em Política

Sobre situações em que liga a ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil), a Daniela do Waguinho, a milicianos, Pimenta disse que do ponto-de-vista das informações que foram vinculadas não existe nada de concreto que comprometa a ministra. “Do nosso ponto-de-vista, os fatos mostrados não comprometem o trabalho que está sendo e que vai ser desenvolvido pela ministra”, disse, acrescentando que o fato é muito subjetivo para se fazer qualquer conexão.

Ele destacou ainda que o compromisso das bancadas e partidos se materializa com o voto e que não viu nada que sinalize fratura de nossa base. Ele citou que o governo conseguiu uma vitória importante com a aprovação da PEC da transição, mas só se saberá de fato a solidez da base quando os parlamentares eleitos tomarem posse.

Pimenta destacou que a discussão das fake news deve ser feita com toda a sociedade. Ele afirmou que foi criada a Secretaria de Política digital e o objetivo é fazer grande debate na sociedade para que os direitos dos cidadãos sejam garantidos e que não haja espaço para impunidade nas redes.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS