Pacheco reúne governadores antes de protocolar projeto da dívida
Foram convidados para o encontro os governadores de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vai reunir alguns governadores em Brasília para tratar do projeto da renegociação da dívida dos Estados. Em seguida, a expectativa é que ele protocole o texto no Senado, que ficará sob relatoria de Davi Alcolumbre (União-AP).
Foram convidados para o encontro, previsto para ocorrer na residência oficial da presidência do Senado, às 12h30, os governadores de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Os valores da dívida dos Estados variam entre cerca de R$ 90 bilhões, no caso do Rio Grande do Sul, e R$ 160 bilhões, no caso de Minas Gerais.
Na semana passada, Pacheco acertou com o governo a inclusão da venda de ativos dos Estados à União – como empresas públicas, imóveis e créditos a receber – como uma das formas de abater parte da dívida dos Estados. Este era o principal pleito de Pacheco, mas enfrentava forte resistência no Ministério da Fazenda.
Últimas em Política
Amanhã, devem ser acertados os percentuais para a redução do indexador da dívida de acordo com cada uma das condicionantes.
A ideia é que o indexador seja baseado apenas no IPCA e que os Estados possam reduzir até quatro pontos percentuais nos juros a partir de algumas condicionantes, como a cessão de ativos estaduais (1,5%), investimentos em educação, infraestrutura e segurança (1,5%) e repasses a um fundo de equalização dos Estados (1%).
Com informações do Valor Econômico