Papa Francisco permanece em estado crítico após décima noite internado

O Vaticano divulgou um novo boletim médico sobre o estado de saúde do Papa Francisco, informando que ele permanece em estado crítico devido a problemas respiratórios e renais

O papa Francisco continua em “estado crítico” devido a problemas respiratórios e renais após a décima noite do Pontífice no hospital, segundo um informe divulgado, pelo Vaticano, nesta segunda-feira (24). “O Papa está recebendo tratamento para pneumonia dupla no Hospital Gemelli, em Roma”, disse a Santa Sé, em nota.

“Na noite de domingo, o Escritório de Imprensa da Santa Sé informou que seu estado continua crítico, embora ele não tenha apresentado novas crises respiratórias desde a manhã de sábado”.

O Papa tem recebido terapia de oxigênio em alto fluxo e transfusões de sangue, além de tratamento para um problema renal.

Ele foi internado no Hospital Gemelli, em Roma, em 14 de fevereiro, após vários dias com dificuldades respiratórias. Inicialmente, o pontífice recebeu tratamento para bronquite, antes de ser diagnosticado com pneumonia em ambos os pulmões.

No domingo (23), sua trombocitopenia – uma condição caracterizada por uma contagem baixa de plaquetas no sangue – estava estável, segundo o comunicado.

Também na manhã de domingo, o Vaticano disse que o papa “participou da Santa Missa junto com aqueles que estão cuidando dele nestes dias”. A nota não trouxe um prognóstico, citando a “complexidade do quadro clínico”.

No sábado (22), o Vaticano informou que o Papa havia passado por uma crise respiratória e estava em estado “crítico”, mas, no domingo, divulgou uma atualização dizendo que ele “não apresentou novas crises respiratórias”.

*Com informações do Valor Econômico

Leia a seguir