Papa Francisco tem piora de quadro com dois episódios de insuficiência respiratória aguda

O Papa Francisco tem piora no quadro após sofreu dois episódios de “insuficiência respiratória aguda” nesta segunda-feira (3), informou uma atualização do Vaticano. O pontífice continua lutando contra uma pneumonia dupla.
“Hoje, o Santo Padre teve dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causados por um acúmulo significativo de muco endobrônquico”, disse a mais recente atualização médica detalhada.
O papa também sofreu um broncoespasmo, semelhante a uma crise de asma, o que exigiu que os médicos realizassem duas broncoscopias, procedimentos para avaliar suas vias respiratórias. Para auxiliar na respiração, ele precisou usar ventilação mecânica não invasiva, informou o comunicado.
A nota acrescentou que o prognóstico do papa continua “reservado”, o que significa que ele ainda não está fora de perigo.
A notícia de novas dificuldades respiratórias nesta segunda-feira veio após declarações relativamente otimistas durante o fim de semana e depois de outra constrição das vias respiratórias relatada na sexta-feira.
Francisco, de 88 anos, está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro e não foi visto em público desde então. Ele foi hospitalizado com uma infecção respiratória grave que desencadeou outras complicações.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir