Pesquisa Atlas: Lula tem 53% dos votos válidos contra 47% de Bolsonaro

Pesquisa aponta maior rejeição ao governo Bolsonaro e migração de votos de Ciro e Tebet para Lula

Os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) participaram do debate organizado pelo grupo Bandeirantes, Folha de S.Paulo, Uol, TV Cultura e CNN
Os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) participaram do debate organizado pelo grupo Bandeirantes, Folha de S.Paulo, Uol, TV Cultura e CNN

A mais recente pesquisa da empresa Atlas Inteligence, divulgada nesta segunda-feira (24) aponta que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou sua vantagem em relação a Jair Bolsonaro (PL) na disputa da presidência. O ex-presidente lidera a corrida ao Planalto com 52% das intenções de voto contra 46,2% do atual mandatário — houve um crescimento de 1,2 pontos percentuais na diferença entre os dois. Nulos e brancos representam 1,8%.

Na última pesquisa Atlas, o petista tinha 51,1% dos votos totais e 52% dos votos válidos, contra 46,5% e 47,6% de Bolsonaro. No levantamento recente, que coletou respostas até o dia 22, Lula cresceu 0,9 p.p, alcançando até 53% dos votos válidos, e Bolsonaro caiu 0,3 p.p, com 47% dos votos válidos.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A pesquisa entrevistou por meio de questionário online 4.500 pessoas entre 18 e 22 de outubro. A margem de erro é de 1 p.p para mais ou para menos. O índice de confiança do levantamento é de 95%. O registro no TSE é BR-06415/2022.

A pesquisa anterior da Atlas mostrava a corrida segunda eleição mais apertada desde a redemocratização, apenas atrás do pleito de 2014. Agora, o cenário se parece mais com o de 1989, quando Fernando Collor (PTB-AL) ganhou com 53% dos votos válidos.

Últimas em Política

Aprovação do governo Bolsonaro

A aprovação do governo de Jair Bolsonaro piorou, conforme a pesquisa Atlas Inteligence. No levantamento de hoje, 49,4% acham seu governo ruim ou péssimo, ante 48,4% há uma semana. Em contraste, a aprovação do governo melhorou 0,7 p.p, de 32,3% para 33%. Mas eleitores que consideram o governo regular caiu 2 p.p.

Eleitores de Tebet e Ciro

A conversão de votos dos candidatos à presidência no primeiro turno pode justificar o ganho de Lula nas intenções de voto. No caso de quem votou em Simone Tebet (MDB) em 1º de outubro, 69,9% dos eleitores dizem votar em Lula no segundo turno. Na última pesquisa Atlas, essa percela representava 54,2% dos eleitores de Tebet. A emedebista se posicionou como uma das principais alianças do petista na reta final das eleições.

Já no caso dos eleitores de Ciro Gomes, a pesquisa Atlas mostra um cenário mais polarizado: 51,3% dos que digitaram 12 no primeiro turno devem votar em Lula no segundo, enquanto 41,6% devem escolher Jair Bolsonaro no próximo domingo. No entanto, o levantamento anterior mostrava uma vantagem do presidente em relação ao petista, de 53,9% para 39,1%, que foi revertida.

A pesquisa Atlas foi a pesquisa que mais chegou próxima ao resultado da corrida presidencial no primeiro turno. O CEO da Atlas Inteligence, Andrei Roman, defende que a metodologia de pesquisa online por questionário fez a diferença nos resultado. Ipec, Datafolha e Quaest usam o modelo de entrevista face a face.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Eleições 2022


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS