Pesquisa Exame/Ideia: Lula vai a 47% contra 37% de Bolsonaro
No segundo turno, petista tem 52% e o atual presidente marca 41%

Nova pesquisa do Ideia mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 47% das intenções de voto no primeiro turno, dez pontos percentuais acima do candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que tem 37%.
Esta é, numericamente, a maior pontuação já alcançada por Lula desde junho, quando começou a série de pesquisas contratadas pela revista “Exame”. Em relação ao levantamento anterior, do fim de agosto, o petista teve variação de três pontos para cima. Já Bolsonaro oscilou positivamente em um ponto percentual.
Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!
Lula tem apoio maior entre as mulheres (54%), jovens de 16 a 24 anos (54%), eleitores do Nordeste (62%), católicos (60%) e eleitores de renda mais baixa (54%). As melhores pontuações de Bolsonaro estão nos grupos dos homens (42%), eleitores do Sul (45%), evangélicos (60%), e eleitores que ganham acima de seis salários mínimos por mês (50%).
Em uma simulação de segundo turno entre o ex-presidente e o atual chefe do Executivo, Lula seria eleito com 52% dos votos se a eleição fosse hoje, contra 41% de Bolsonaro, segundo o Ideia. Os dois candidatos oscilaram dentro da margem de erro da pesquisa em relação à anterior, que indicava placar de 49% a 40% favorável ao petista.
Últimas em Política
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tinha 9% das intenções de voto no primeiro turno em agosto e agora aparece com 6%. A senadora Simone Tebet (MDB) passou de 4% para 5% das menções no período. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos são 1%. Outros 3% disseram não saber.
O Ideia faz suas entrevistas por telefone. Outras duas sondagens de opinião pública divulgadas nesta semana sobre a disputa presidencial adotam a modalidade de entrevistas face a face, com métodos distintos.
O Ipec captou distância de 17 pontos percentuais entre Lula e Bolsonaro no primeiro turno. Para a Quaest, são 13 pontos de distância separando os dois candidatos.
O levantamento divulgado nesta quarta-feira mostra que as taxas de rejeição aos dois líderes em intenções de voto estão em patamares semelhantes. São 46% os que dizem não votar de jeito nenhum em Bolsonaro. Os que declaram o mesmo em relação a Lula somam 40% dos entrevistados.
O Ideia entrevistou por telefone 1.500 eleitores de todo o país entre os dias 23 e 28 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos. No TSE, o código de identificação do estudo é o BR-09782/2022.