Pesquisa FSB/BTG: Vantagem de Lula para Bolsonaro cai para 6 pontos
Levantamento mostra ainda ainda que a distância em eventual segundo turno permanece igual
A nova rodada da pesquisa FSB/BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (12), aponta uma queda na diferença entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno da corrida presidencial. Lula oscilou de 42% para 41% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro passou de 34% para 35%.
A vantagem de 6 pontos percentuais entre os dois é a menor desde o início da campanha. A margem de erro é de 2 pontos, para mais ou para menos.
Já na simulação de um eventual segundo turno entre os dois, o levantamento mostra um cenário de estabilidade. Lula caiu de 53% para 51%, e Bolsonaro recuou de 40% para 38%. Com as variações de ambos, a diferença entre os dois permaneceu em 13 pontos.
A briga na chamada ‘terceira via’ também segue praticamente inalterada. Tanto Ciro Gomes (PDT) quanto Simone Tebet (MDB) oscilaram dentro da margem de erro e seguem abaixo dos dois dígitos. Ciro subiu 1 ponto e foi a 9%. Simone avançou 1 ponto e agora tem 7% das intenções de voto.
Com 1% na pesquisa aparecem Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil). José Maria Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (UP) tiveram juntos 1%. Brancos, nulos e indecisos somaram 6%.
A pesquisa realizou 2.000 entrevistas por telefone de 9 a 11 de setembro de 2022. A sondagem está registrada no TSE com o número BR-06321/2022.
Leia a seguir