Pesquisa Genial/Quaest: Lula tem 49% dos votos; Bolsonaro 41%
Candidato do PT tem 54% dos votos válidos contra 46% do presidente
A última pesquisa eleitoral para presidente da Genial Quaest aponta que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% das intenções de voto contra 41% de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno.
O levantamento entrevistou 2 mil pessoas entre 10 e 12 de outubro, por meio de questionário face a face. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Assim, a pesquisa Quaest desta quinta-feira (13) mostra um cenário de estabilidade na corrida eleitoral. Afinal, Lula oscilou um ponto percentual positivo — a última pesquisa mostrava o candidato do PT com 48% — enquanto Bolsonaro manteve o mesmo percentual da pesquisa anterior.
Brancos, nulos e abstenções somam 6%. Dessa forma, representam aumento de 2 p.p. em relação ao último levantamento da Genial Quaest. Indecisos totalizam 4% dos eleitores, ante 7% na pesquisa anterior realizada pelo instituto em 6 de outubro.
Últimas em Política
Votos válidos: Lula 54%; Bolsonaro 46%
Ao considerar os votos válidos, Lula tem 54% contra 46% de Bolsonaro no segundo turno.
Portanto, dentro da margem de erro, o candidato do PT poderia chegar a 51% ou 47% dos votos totais e a 56% ou 52% dos votos válidos. Por outro lado, Bolsonaro poderia atingir a preferência de 43% a 39%, e de 48% ou 44% nos votos válidos.
Nessa rodada da pesquisa, a Genial Quaest incorporou em sua metodologia uma forma de captar o voto do eleitor que teria maior probabilidade de não se abster nas eleições, o eleitor chamado de “likely voter”. Dessa forma, o instituto busca diminuir o impacto da abstenção nos votos válidos.
Com o levantamento de “likely voter”, Lula tem 53% dos votos válidos no segundo turno contra 47% de Bolsonaro.
Em relação aos eleitores que dariam a chance para que Jair Bolsonaro tivesse um segundo mandato, 50% rejeitam a hipótese de reeleição — dois pontos acima ante o levantamento anterior — enquanto 47% acreditam em dar uma “segunda chance” a Bolsonaro — queda de três pontos considerando a pesquisa Quaest de 6 de outubro.
Transferência de votos de Ciro e Tebet
A pesquisa também mostra a transferência de votos de Ciro Gomes para Lula e Bolsonaro. Segundo o levantamento, 54% dos eleitores que votaram no candidato do PDT no 1º turno devem votar no candidato do PT no segundo. Por outro lado, Bolsonaro absorve 21% dos eleitores de Ciro.
A transferência de votos de Simone Tebet (MDB) também foi mensurada pela Quaest. Dos eleitores que votaram na senadora no primeiro turno, 28% votam em Bolsonaro e 25% em Lula. O maior percentual é de eleitores que declaram voto nulo, em branco ou abstenção: 31%.
A 22ª pesquisa eleitoral da Genial/Quaest está registrada no TSE desde 7 de outubro sob o número BR-07106/2022