Por que Boris Johnson renunciou e quem será o próximo primeiro-ministro do Reino Unido?
Anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson renunciou a liderança de seu partido nesta quinta-feira e vai deixar de ser premiê. O anúncio acontece após uma série de escândalos que abalaram seu governo e minaram seu apoio entre os conservadores.
Sua saída é uma reviravolta impressionante para um político que dominou a política britânica desde a campanha para a saída do Reino Unido da União Europeia, mas que deixa o Partido Conservador no poder com uma escolha difícil – quem deve escolher para substituí-lo?
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Por que Boris Johnson está renunciando?
Johnson decidiu deixar o cargo depois que ministros de alto escalão do Partido Conservador, incluindo o ministro das Finanças Rishi Sunak, e uma longa lista de funcionários subalternos renunciaram, tornando difícil, se não impossível, para ele continuar no governo. Ele tentou se segurar no cargo, mas à medida que o número de saídas aumentava, ficou claro que ele tem que sair se o governo quisesse se reerguer.
Qual é a turbulência no governo de Boris Johnson?
A presidência de Johnson foi abalada por uma série de escândalos nos últimos meses, depois que autoridades descobriram que foram realizadas várias festas na sede do governo, em Downing Street, enquanto o resto do país estava sob estritos lockdowns de covid-19. Ele pediu desculpas ao Palácio de Buckingham depois que a equipe realizou festas na noite anterior ao funeral do príncipe Philip, onde a rainha Elizabeth teve que se sentar sozinha para cumprir os requisitos de distanciamento social. Mais recentemente, Johnson teve que se desculpar por nomear como alto funcionário parlamentar um homem que ele sabia ter um histórico de condutas sexuais inapropriadas.
Últimas em Política
Quando foi a última vez que um primeiro-ministro britânico renunciou?
A última primeira-ministra britânica a renunciar foi Theresa May, em 2019. Sua saída iniciou a corrida que durou seis semanas e resultou em Johnson se tornando primeiro-ministro. Mais tarde, ele garantiu uma vitória eleitoral esmagadora. Johnson permanecerá no cargo até que um novo líder seja selecionado.
Quem poderia ser o próximo primeiro-ministro do Reino Unido?
Muitos nomes foram mencionados, mas não há um candidato claro. Sunak, ex-ministro das Finanças e ex-gerente de fundos de investimentos, é visto como um favorito, mas até agora não declarou oficialmente sua intenção.
Os rivais em potencial incluem figuras como Ben Wallace, o ministro da Defesa, que supervisionou a resposta do Reino Unido à guerra na Ucrânia, e a secretária de Relações Exteriores Liz Truss, embora nenhum deles tenha o mesmo reconhecimento entre o público que Johnson.
Outros candidatos incluem os parlamentares Penny Mordaunt e Jeremy Hunt. O homem que Johnson escolheu para suceder Sunak, Nadhim Zahawi, também foi apontado em alguns setores como um potencial candidato. Depois de menos de 24 horas no cargo, Zahawi emitiu na quarta-feira uma carta aberta pedindo que Johnson deixasse o cargo.
Quem quer que seja, o processo de escolha do próximo líder é demorado. As sucessivas rodadas de votação dos legisladores conservadores reduziriam o número de candidatos para dois, que seriam então apresentados aos membros do partido para que seja escolhido um novo nome para primeiro-ministro.