- Home
- Mercado financeiro
- Política
- Prates, da Petrobras, diz que encontro entre CEO da Shell e Lula deve ‘avançar transição energética’
Prates, da Petrobras, diz que encontro entre CEO da Shell e Lula deve ‘avançar transição energética’
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse nesta segunda-feira que promover um encontro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o CEO da Shell, Wael Sawan, faz parte de uma “nova abordagem” que ele quer implementar na companhia, junto a CEOs globais das grandes empresas do segmento, como forma de “avançar na transição energética”.
Para Prates, a aproximação da estatal brasileira de outros grandes players do setor, como a Shell, tem o propósito de “construir novas oportunidades de cooperação tanto no segmento de óleo e gás como para a transição energética”. O presidente da Petrobras diz que a iniciativa configura uma “nova abordagem sua” para tratar diretamente com os CEOs globais das grandes empresas do segmento no âmbito da transição energética. “Iremos ao Palácio do Planalto juntos para conversar com o Presidente Lula, um grande patrocinador dessa agenda”, afirmou Prates por meio de comunicado à imprensa.
Lula se reunirá com presidente nacional e CEO global da Shell
O presidente da Petrobras se reuniu, mais cedo, com Wael Sawan e o presidente da Shell no Brasil, Cristiano Pinto da Costa. O encontro ocorreu pela manhã no prédio da Petrobras em Brasília. Agora à tarde, por volta das 16h, os executivos participam neste momento de reunião com Lula no próprio Palácio do Planalto.
A assessoria de imprensa da Petrobras destaca que o Brasil “é o primeiro país a ser visitado por Wael Sawan, desde que assumiu a liderança global da Shell em janeiro de 2023, o que demonstra a importância do Brasil no portfólio da empresa”.
“A Petrobras e a Shell — que está no Brasil há 110 anos — têm uma importante parceria baseada em cooperação e uma visão comum de promover novos investimentos. Nós mantemos uma relação próxima em operações e ações de desenvolvimento no setor petrolífero e na transição energética”, pontuou o CEO da Shell, Wael Sawan, segundo a assessoria de imprensa da estatal.
Na gestão de Prates, a Petrobras usará o edifício da companhia de Brasília como representação institucional perante órgãos federais, legislativo, judiciário, além de local para encontro com representantes de outros países.
Leia a seguir