Em seu primeiro dia de mandato, Lula tem agenda de nove reuniões com presidentes estrangeiros
Lula terá 15 reuniões com chefes e representante de Estado; mais da metade são de países da América Latina
Em seu primeiro dia de terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve focar nesta segunda-feira (2) em uma agenda lotada de encontros com chefes de Estado e embaixadores estrangeiros que vieram atender a sua posse no domingo. Ao todo, são nove encontros com presidentes de outros países. Cada reunião deve durar cerca de meia hora.
Dentre os encontros, Lula terá reuniões com o Rei da Espanha e com os presidentes de Bolívia, Argentina, Portugal, Chile, Equador e Honduras, além do vice-presidente da China. Ontem, o petista foi empossado 39º Presidente da República. A cerimônia bateu o recorde de comparecimento de delegações de representantes ou chefes de Estado internacionais.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Foco em agenda latino-americana
Todas as reuniões de Lula nesta segunda serão realizadas no Palácio do Itamaraty, onde a equipe de transição promoveu ontem um coquetel e jantar com pratos típicos do Brasil para as delegações internacionais.
A agenda de encontros com diplomatas e presidentes do exterior tem um foco claro na América Latina — mais da metade dos encontros é dedicada chefes de Estado do continente. Uma das promessas feitas pelo petista durante a campanha eleitoral foi o fortalecimento do bloco comercial sulamericano Mercosul.
Últimas em Política
No total, as reuniões deve durar oito horas, de acordo com a agenda de Lula enviada por sua assessoria. A primeira do dia será com o monarca Felipe VI, da Espanha. Em seguida, Lula se encontrará com Luis Catacora, presidente da Bolívia, e Alberto Fernández, presidente da Argentina.
Chefes de Estado africanos também são destaque na agenda do presidente, e Lula deve ter pelo menos três encontros com representantes africanos.
Além do Rei da Espanha, o outro representante de um país europeu a se reunir com Lula na agenda de hoje é o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza. Ele e Lula já se encontraram anteriormente, enquanto Lula fez uma escala em cidades portuguesas durante a volta da conferência climática COP-27.
O presidente já disse que pretende realizar uma série de viagens internacionais nos primeiros meses de mandato para reestabelecer laços com governos estrangeiros. Ontem, durante o discurso ao Congresso, Lula falou em fortalecer as relações com os Estados Unidos. Nem o presidente americano Joe Biden, ou sua vice, Kamala Harris, compareceram à posse do chefe de Estado brasileiro.
Confira a agenda de reuniões de Lula nesta segunda-feira
- 9h30 – Felipe VI, Rei da Espanha
- 10h – Luis Catacora, presidente da Bolívia
- 10h30 – Alberto Fernández, presidente da Argentina
- 11h – Guilhermo Lasso, presidente do Ecuador
- 11h30 – Gabriel Boric, presidente do Chile
- 12h – Marcelo Rebelo de Souza, presidente de Portugal
- 13h – Iris Xiomara Sarmiento, presidente de Honduras
- 14h30 – Wang Qishan, vice-presidente da China
- 15h – João Manuel Lourenço, presidente de Angola
- 15h30 – Choguel Kokalla, primeiro-ministro do Mali
- 16h – José Ramos-Horta, presidente do Timor Leste
- 16h30 – Antonio Valdés Mesa, vice-presidente de Cuba
- 17h – Luis Alberto Penaranda, presidente do Conselho de Ministros do Peru
- 17h30 – Jorge Rodrigues, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela