Lula diz que só indicará ministros após ser diplomado

O ato de diplomação confirma a vitória dos eleitos e autoriza a posse

Lula discursa após ser eleito presidente (Foto: Carla Carniel/Reuters)
Lula discursa após ser eleito presidente (Foto: Carla Carniel/Reuters)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou a integrantes do MDB que deve ser diplomado no dia 12 de dezembro e só a partir daí anunciará os ministros do seu futuro governo.

No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo final para a diplomação é 19 de dezembro, mas a data pode ser antecipada, desde que as contas da campanha já estejam julgadas e aprovadas.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A expectativa na Justiça Eleitoral, segundo apurou o Valor, é que esse julgamento ocorra entre os dias 6 e 7 de dezembro. Assim, o ato de diplomação, que confirma a vitória dos eleitos e autoriza a posse, poderia ocorrer já no dia 12.

Quando o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), tomou posse, a diplomação ocorreu em 10 de dezembro de 2018.

Últimas em Política

Lula recebeu nessa segunda (28) representantes do MDB para uma reunião. Participaram o presidente do partido, deputado Baleia Rossi (SP), o líder na Câmara, deputado Isnaldo Bulhões (AL), o governador do Pará, Helder Barbalho, e o senador Marcelo Castro (PI), relator do Projeto de Lei Orçamentária (LOA) de 2023.

O petista disse que espera contar com o partido em sua base de apoio no Congresso, mas que o encontro dessa segunda ainda era inicial, e que os espaços no futuro governo serão negociados em uma próxima reunião.

De acordo com fontes, ele comentou que só deve começar a anunciar seus ministros após ser diplomado pela Justiça Eleitoral.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS