Rebeldes do Iêmen disparam míssil hipersônico iraniano para o centro de Israel
Um oficial israelense disse que o míssil foi atingido por um interceptador e se fragmentou no ar
Rebeldes houthi do Iêmen dispararam um míssil hipersônico de fabricação iraniana que atingiu o centro de Israel neste domingo (15).
Esta é a primeira vez que um ataque dos houthi, aliados do Irã e que controlam o norte do Iêmen, atinge o centro de Israel.
O porta-voz militar dos houthis, Yahya Sare’e, disse que o grupo disparou um míssil balístico hipersônico que viajou 2.040 km em apenas 11 minutos.
“O inimigo israelense deve esperar mais ataques e operações no futuro”, afirmou ele.
Depois, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que Israel cobrará um preço alto aos houthis pelo ataque.
“Eles já deveriam saber que cobramos um alto preço de cada tentativa de nos prejudicar”, disse Netanyahu logo após o ataque.
Enquanto isso, um oficial militar israelense disse que, após várias tentativas com sistemas de defesa aérea, o míssil foi atingido por um interceptador e se fragmentou no ar.
O míssil não atingiu seu alvo, e também não houve relato de vítimas.
Porém, estilhaços de interceptadores disparados para derrubá-lo caíram numa estação ferroviária central de Israel, causando danos menores.
Os houthis vêm lançando mísseis e drones contra Israel e atacando navios do Mar Vermelho por meses, em apoio a grupo islâmico palestino Hamas, que está numa guerra de quase um ano na Faixa de Gaza contra forças israelenses.
Com informações do Valor Econômico.
Leia a seguir