Lira e Lula se reúnem de olho em Arcabouço fiscal, CPMI e PL das Fake News

De olho em tramitação de projetos governistas no Congresso, presidentes da República e da Câmara querem melhorar relação entre Executivo e Legislativo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira  (Foto: Cristiano Mariz/ Agência O Globo)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Foto: Cristiano Mariz/ Agência O Globo)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta terça-feira com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), dias após o alagoano fazer críticas à articulação política do governo no Congresso e dizer que o responsável pelas negociações está tendo dificuldades para atender a base aliada.

A conversa ocorreu no Palácio da Alvorada e durou por volta de 40 minutos.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Lula precisa de base mais ativa no Congresso, dizem aliados

O encontro entre os dois ocorre no dia em que o plenário da Câmara pode iniciar a apreciação do projeto de lei de combate às fake news, proposta que tem sido defendida pelo governo e pelo ocupante da principal cadeira da Casa.

A expectativa é que, com a conversa, a relação entre Executivo e Legislativo engrene e que a base governista no Parlamento se consolide.

Últimas em Política

Segundo aliados, Lula precisa ampliar a base de apoio ao seu governo e conseguir tornar esse grupo mais sólido nas próximas semanas para evitar dificuldades no andamento do projeto do novo arcabouço fiscal, um dos principais textos em tramitação aos olhos do Palácio do Planalto.

Na reunião, ambos também trataram da instalação de comissões de investigação no Congresso, entre elas, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas. A expectativa é que governistas dominem o colegiado.

O objetivo de Lula e de integrantes do Palácio do Planalto é que a cúpula do Congresso consiga conduzir os trabalhos da comissão sem deixar que os demais temas considerados importantes fiquem paralisados na Câmara e no Senado.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS