Secretário dos EUA diz na ONU que Rússia busca “pretexto” para invadir a Ucrânia
Anthony Blinken reiterou o alerta de que Moscou estaria pronta para lançar um ataque nos próximos dias
Em um dos dias mais tensos desde o acirramento da crise que envolve Rússia e Ucrânia, o secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, disse nesta quinta-feira, sem dar detalhes, que Moscou busca um “pretexto” para lançar um ataque e que esta ação poderia incluir “um ataque falso ou real com o uso de armas químicas”.
Falando numa reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a tensão na Europa, Blinken disse ter enviado horas antes uma carta ao ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, propondo uma reunião pessoalmente na Europa na próxima semana.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Blinken reiterou declarações feitas pouco antes pelo presidente americano, Joe Biden, que a Rússia estaria pronta para lançar uma invasão à Ucrânia nos próximos dias e disse que vai pedir a Moscou uma declaração clara de que não vai lançar um ataque.
“Não estamos aqui para criar uma guerra, mas para evitá-la”, afirmou Blinken, acrescentando que o “único caminho” para resolver a crise é o diplomático.
Últimas em Política
Com Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico