Trump diz que está em contato com o governo da Coreia do Norte
Donald Trump confirmou contato com a Coreia do Norte, abrindo espaço para especulações sobre novas negociações e um possível segundo mandato focado em diálogo sem desmantelamento total do arsenal nuclear norte-coreano
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ontem que seu governo está em contato com autoridades da Coreia do Norte, país que descreveu como uma “grande nação nuclear”, acrescentando que provavelmente “fará algo em algum momento”.
Trump deu essa declaração em resposta a uma pergunta sobre se planeja entrar em contato com a Coreia do Norte ou com seu líder, Kim Jong Un, num futuro próximo.
Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!
“Vocês odeiam ouvir isso, mas é muito importante” dialogar com Kim, disse o presidente. “Temos um ótimo relacionamento… Ele é um cara inteligente”, afirmou Trump. “Eu o conheço muito bem.”
Histórico de relacionamento entre Trump e Kim
Trump se tornou o primeiro presidente dos EUA a realizar uma reunião com um líder norte-coreano ao se encontrar com Kim em Cingapura, em 2018.
Últimas em Política
Especula-se que, durante um possível segundo mandato, Trump buscará retomar as negociações com Kim sem exigir o desmantelamento completo do arsenal nuclear norte-coreano, como fez durante o primeiro mandato.
Ainda não está claro se sua mais recente descrição da Coreia do Norte representa uma mudança na posição de Washington, que há muito tempo se recusa a reconhecer oficialmente o país como um Estado nuclear.
*Com informações do Valor Econômico