‘Ultrajantes’, diz Joe Biden sobre invasões bolsonaristas em Brasília

Chefe da Casa Branca fez comentário a repórteres durante visita ao México

Bolsonaristas em ato golpista em Brasília. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
Bolsonaristas em ato golpista em Brasília. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que a invasão do Congresso, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro são “ultrajantes”. O chefe da Casa Branca fez o comentário a repórteres durante uma visita à fronteira de seu país com o México, em meio à pressão de parlamentares democratas mais progressistas que questionam a permanência do ex-presidente Jair Bolsonaro na Flórida.

Horas antes, seu secretário de Estado, Anthony Blinken, já havia dito que os EUA “condenam os ataques à Presidência, ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal” e que “usar violência para atacar instituições democráticas é sempre inaceitável”. O chefe da diplomacia de Washington disse ainda que os americanos se “juntam a Lula ao pedir um fim imediato a essas ações”, escreveu ele, referindo-se ao pronunciamento do presidente brasileiro.

Pensando em como gastar menos para investir mais? Inscreva-se agora e tenha acesso gratuito à 'Planilha de Controle Financeiro'. É só baixar e começar!

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Quase simultaneamente, o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, afirmou que Washington “condena qualquer tentativa de minar a democracia brasileira”:

“O presidente [Joe] Biden está acompanhando de perto a situação e nosso apoio às instituições democráticas do Brasil é inabalável”, disse ele, que esteve no país nos dias após a vitória de Lula. “A democracia do Brasil não será abalada pela violência”, completou Sullivan, que em 2021 se encontrou com Bolsonaro e ressaltou a confiança americana na lisura do processo eleitoral brasileiro.

Últimas em Política

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS