União Europeia ameaça X com multa de US$ 1 bilhão por violação de regras

A União Europeia (UE) prepara uma série de punições à rede social X por violar regras de conteúdo e moderação do bloco europeu, segundo o ‘News York Times’. Caso confirmadas, seria a primeira vez que tais punições seriam aplicadas a empresas que não atuam de acordo com leis europeias que visam forçar empresas de mídia e controlar os conteúdos postados em seus serviços.
As punições deverão ser anunciadas nos próximos meses, mas ainda não há consenso sobre os valores a serem cobrados do X.
Medida pode ser vista como retaliação?
Há também o temor de que a medida seja vista como forma de retaliação ao dono da rede, Elon Musk, um dos principais aliados do presidente Donald Trump, que vem criticando a UE desde que aumentou sua participação política.
Segundo o ‘NYT’, as multas para o X podem superar US$ 1 bilhão para que a empresa seja usada como exemplo para dissuadir outras companhias de atuarem da mesma maneira. Há a possibilidade de que UE e X cheguem a um acordo para evitar a multa em troca de mudanças no método de regulação da rede social.
O X também está sendo alvo de uma segunda investigação pela UE, que analisa a abordagem permissiva da rede social em relação à moderação de conteúdo gerado por usuários.
Segundo o bloco europeu, a negligência do X tornou a rede um local fértil para a propagação de discurso de ódio, desinformação e outros materiais considerados prejudiciais à democracia.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir