- Home
- Mercado financeiro
- Política
- Veja quem são os brasileiros que passaram a faixa presidencial a Lula
Veja quem são os brasileiros que passaram a faixa presidencial a Lula
Neste domingo, Lula assumiu com 39º presidente do Brasil. Ao subir a rampa do Palácio do Planalto já empossado pelo Congresso Nacional, o presidente recebeu a faixa verde e amarela das mãos de oito brasileiros. A cerimônia geralmente conta com a presença do ex-presidente, que cumpre o rito de entrega da faixa presidencial. Mas o ex-presidente Jair Bolsonaro escolheu viajar e está nos Estados Unidos neste domingo.
O grupo foi reunido por representar diversas camadas da população brasileira, e abrange mulheres, negros, e pessoas que acompanharam a vigília por sua soltura durante os 580 dias em que esteve preso em Curitiba, condenado pelo ex-juiz Sérgio Moro no âmbito da Operação Lava-Jato, no caso do triplex. Ao completar a subida da rampa, a faixa passou pelas mãos de cada um dos oito integrantes. Confira quem são cada um dos brasileiros que passaram a faixa presidencial a Lula.
Francisco conheceu Lula em 2019
Francisco Carlos do Nascimento e Silva é um menino negro que estava no grupo que entregou a faixa a Lula, simbolizando o povo brasileiro. O garoto tem 10 anos e mora em Itaquera, na zona leste de São Paulo. Ele esteve na vigília a favor da liberdade de Lula em 2019, em Curitiba. Compartilha com presidente o time do coração, o Corinthians. Representando o clube, foi campeão de natação pela Federação Aquática Paulista, conquistando o 1º lugar nos 100 metros masculino medley, modalidade que mistura vários estilos de nado, em 2022.
Também em 2019, Francisco também presenciou o amistoso de futebol realizado pelo MST, entre equipes de amigos do petista e amigos do musico Chico Buarque, feito durante a vigília. Foi quando conheceu Lula.
Aline Sousa foi a última a passar faixa a Lula
Aline Sousa tem 33 anos e, é mulher, negra e catadora de materiais recicláveis desde os 14. Ela foi a última pessoa a passar a faixa a Lula. A família de Aline é de catadores, enquanto ela é vista como uma forte articuladora da categoria. Em 2012, ela foi eleita diretora Secretária da Rede CENTCOOP-DF (Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal). Mais tarde, em 2015, foi eleita a primeira presidente da central de catadores, cargo que exerce em seu terceiro mandato. Atualmente, Aline é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores.
O cacique Raoni
O cacique Raoni Metuktire tem 90 anos e também passou a faixa presidencial a Lula com a ausência de Bolsonaro. O indígena é um dos maiores representantes dos povos originários do Brasil, e tem fama mundial entre ativistas do clima e dos povos da Amazônia. Raoni dedicou sua vida à defesa da Amazônia e dos povos da floresta. Da aldeia Kraimopry-yaka, onde nasceu, o cacique rodou o mundo pedindo paz. Recentemente, o cacique sobreviveu a uma infecção intestinal e um quadro de covid-19.
Wesley Rocha, metalúrgico
Weslley Viesba Rodrigues Rocha, de 36 anos, é metalúrgico do ABC desde seus 18 anos. Ele está de palitó preto e boné, mais a direita de Lula enquanto o presidente subia a rampa. Rocha trabalha na produção de peças automotivas na empresa Delga, em Diadema.
O metalúrgico formou-se em Educação Física com o auxílio do Fies (Programa de Financiamento Estudantil). Também possui na sua formação os cursos técnicos do SENAI.
Murilo Jesus, professor
Mais à ponta direita da imagem, Murilo de Quadros Jesus tem 28 anos e é professor. Formado em Letras Português e Inglês (UTFPR), o curitibano atuou como professor de português como língua adicional na Universidad de La Sabana (Bogotá, Colômbia) entre 2016 e 2017 e foi bolsista Fulbright como professor de português na Bluefield College (West Virginia, EUA) entre 2021 e 2022.
Jucimara Santos, cozinheira
Mulher loira e de vestido branco, a cozinheira Jucimara Fausto dos Santos caminhou ao lado de Janja na subida de Lula pela rampa do Palácio do Planalto para receber a faixa. Paranaense, ela foi chamada para faze pão em um concurso de culinária da vigília Lula Livre, em Curitiba. Hoje cozinha para na Associação dos Funcionários da Universidade Estadual do Maringá.
Ivan Baron, influenciador
Ivan Baron é influenciador anticapacitista. Com paralisia cerebral causada por uma meningite que teve quando criança, Baron aparece com a bengala e com o terno com palavras escritas a favor do movimento das pessoas com deficiência. Ele tem mais de 300 mil seguidores nas redes sociais, e é referência na luta anticapacitista.
Flávio Pereira, artesão
Por fim, o artesão Flávio Pereira, de 50 anos, foi um dos oito escolhidos para passar a faixa presidencial a Lula. Ele caminhou atrás do garoto Francisco na subida da rampa do Planalto, e participou na vigília Lula Livre nos 580 dias em que o petista esteve preso em Curitiba por condenação no âmbito da Operação Lava-Jato.
Leia a seguir