Bradesco diz que Copom vai acelerar alta da Selic agora em novembro

Banco projeta aumento de 0,50 ponto percentual na taxa básica de juros na próxima decisão de política monetária

Agência do Bradesco na Avenida Paulista. Foto: Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo
Agência do Bradesco na Avenida Paulista. Foto: Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo

O Bradesco piorou o cenário para a Selic no fim de 2024. Agora, o banco avalia que a taxa básica de juros vai fechar este ano em 11,75% ante 11,25% da estimativa anterior.

Dessa maneira, a instituição vê alta mais intensa da Selic na próxima reunião do Copom. O novo encontro do Comitê de Política Monetária está marcado para 5 e 6 de novembro.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

“As sinalizações recentes da autoridade sugerem aceleração da alta de 0,25 ponto percentual para 0,50 p.p.”, indica o Bradesco. “Tanto o tom mais duro adotado na comunicação como suas projeções de inflação apontam para uma taxa Selic terminal bastante mais elevada”, acrescenta o banco.

Diante disso, o Bradesco também revisou a projeção da Selic em 2025. Então, para o banco, os juros básicos devem atingir o pico de 12,25%. Mas cair para 10,75% até o encerramento do ano que vem.

Últimas em Selic

A previsão anterior era de taxa em 10,50%.

“Uma hipótese crítica em nosso cenário é o cumprimento das regras de despesa do arcabouço. Sem apoio da política fiscal, os canais de transmissão da política monetária associados ao câmbio e às expectativas de inflação seguirão inoperantes”, destaca o Bradesco.

“Com o cumprimento das regras para as despesas e com juros reais superiores a 8,0%, os núcleos de inflação indicarão uma inflação controlada em meados de 2025. O que deve reverter parte da deterioração das expectativas e apoiar alguma apreciação da taxa de câmbio, abrindo espaço para afrouxamento dos juros”, completa o banco.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Juros


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS