Live pós-Copom debateu decisão para a Selic e os impactos nos investimentos; confira como foi
A Inteligência Financeira realiza uma live para debater a decisão do Copom sobre a Selic. A reunião do BC ocorre sob pressão, com expectativas de alta de 0,75 a 1 ponto percentual. A Selic é crucial para controlar a inflação e impacta empréstimos e aplicações financeiras.
A Inteligência Financeira participou nesta quarta-feira (11) de uma live para debater a última decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa Selic, de 2024.
Renato Jakitas, repórter especial da Inteligência Financeira e apresentador do podcast PodInvestir, mediou a conversa com dois especialistas. Lucas Queiroz, estrategista de renda fixa do Itaú BBA. E Camila Fioravante, especialista de portfólio e recomendação do Itaú Unibanco.
Acompanhe como foi a conversa.
Dinâmica da taxa Selic
A Selic é taxa de juros de referência do mercado para os empréstimos e para as aplicações financeiras. A taxa é o instrumento de política monetária do BC para controlar a inflação, posto que ela retira dinheiro do mercado sempre que sobe. Assim como ela injeta recursos na economia, todas as vezes que cai.
Neste momento, o BC está em meio a um ciclo de aperto monetário, subindo a Selic a cada 45 dias, quando acontecem as reuniões do Copom.
Tanto o BC quanto o mercado projetam a economia num horizonte de até três anos afrente, tentando adiantar qual será a trajetória dos principais componentes monetários: inflação, PIB, juros e câmbio.
Leia a seguir