Selic vai subir 1 ponto percentual no último Copom de 2024, projeta XP
Casa coloca taxa básica de juros em 14,25% no fim do ciclo de aperto monetário
A XP elevou a projeção para a taxa Selic no fim do ciclo de aperto monetário do Banco Central, de 13,25% a 14,25%. Cenário que seria alcançado com uma nova aceleração do ritmo de alta de juros para 1 ponto percentual nas reuniões deste mês e de janeiro do Comitê de Política Monetária (Copom).
De acordo com o economista-chefe da XP, Caio Megale, que assina o relatório publicado nesta quarta-feira, o esgotamento da capacidade ociosa da economia e a taxa de câmbio mais depreciada tornaram “mais desafiadora” a missão do BC de levar a inflação à meta de 3%. O que demanda um “ajuste mais tempestivo” por meio da política monetária.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Além das duas altas de 1 ponto percentual, a XP projeta outras duas elevações menores, de 0,5 ponto. Ou seja, o que levaria a Selic à taxa de 14,25% até o fim do ciclo, em maio do ano que vem.
“O risco continua inclinado para cima, caso a desancoragem das variáveis nominais (taxa de câmbio, expectativas inflacionárias) permaneça nos próximos meses”, alerta Megale.
Últimas em Selic
Perspectivas para a Selic
Então, o economista-chefe da XP ainda avalia que haverá espaço para alguma flexibilização monetária em 2025, com a Selic encerrando o ano que vem no patamar de 13,25%.
Para 2026, a projeção é que a taxa básica de juros termine o ano em 11,25%.
Além das projeções para os juros, a casa revisou as suas expectativas para o IPCA, e agora espera uma inflação de 5,0% em 2024 e 5,2% em 2025 (de 4,9% e 4,7% nas projeções anteriores, respectivamente). Para 2026, a expectativa é de IPCA em 4,5%.
Com informações do Valor Econômico