Taxa Selic: Santander antecipa previsão de corte da taxa de juros para setembro
Banco também acredita em crescimento maior do PIB e recuo da inflação medida pelo IPCA
O banco Santander antecipou sua expectativa para o corte da taxa de juros básica da economia, a Selic, de novembro para setembro. A instituição financeira também projeta que a taxa chegue a 12,50% no fim do ano, antes a projeção indicava 13% e hoje ela está em 13,75%.
Para entender um pouco mais sobre quando a Selic pode começar a cair, preparamos uma reportagem que agrega diversas opiniões a respeito para o investidor se orientar da melhor maneira possível. Basta clicar aqui para entender.
“Considerando os riscos remanescentes de uma economia ainda bastante aquecida e de uma difícil execução do novo arcabouço fiscal, vislumbramos um BCB (Banco Central Brasileiro) cauteloso quanto à velocidade de queda de juros: mantemos nossa projeção de taxa Selic em 11% para o fim de 2024”, escreve o banco no relatório sobre o assunto.
A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da próxima semana é cercada de expectativa, e pressões, por todos os lados. De um lado, políticos pressionam a autoridade monetária para que cortes ocorram o mais rápido possível. Do outro, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, pede paciência.
O banco também reduziu, para 2023, a expectativa da inflação de 6% para 5,2%, isso sempre levando-se em conta o IPCA medido pelo IBGE. Sobre o PIB, que o banco diz ter sido uma surpresa positiva no primeiro trimestre de 2023, há uma revisão de crescimento de 1% para 1,9%. O relatório foi assinado por Ana Paula Vescovi e Equipe de Macroeconômia do Santander.
Leia a seguir