Subsídio para combustíveis é positivo para Petrobras? Goldman Sachs avalia que sim

Banco mantém a recomendação de compra para as ações da empresa e lembra que as estimativas de pagamentos de dividendos seguem conservadoras

- Foto: Marga Santoso/Unsplash
- Foto: Marga Santoso/Unsplash

A proposta de criação de um novo programa de subsídios a combustíveis tende a ser positiva para a Petrobras pois reduz riscos à rentabilidade das operações da companhia no curto prazo, avalia o Goldman Sachs em relatório publicado nesta segunda-feira (7).

De acordo com o Goldman Sachs, os preços de diesel e gasolina praticados pela Petrobras nas refinarias já estão, em média, 32% abaixo da paridade com os preços internacionais. O banco avalia que o programa de subsídios seria positivo, dado que a companhia passaria a ser reembolsada pela diferença entre os preços domésticos e internacionais.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O Goldman mantém a recomendação de compra para os papéis da Petrobras e lembra que as estimativas de pagamentos de dividendos seguem conservadoras, levando em consideração um cenário em que preços de gasolina e diesel permaneçam nos níveis de preços atuais.

O relatório lembra também que a alta dos preços do barril de petróleo também tem efeitos positivos sobre o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) da estatal.

O governo discute a recriação de um programa de subvenção similar ao adotado em 2018, depois da greve dos caminhoneiros. O tema entrou em debate depois da alta do preço do barril de petróleo no mercado internacional com a crise entre Rússia e Ucrânia nas últimas semanas. Está prevista uma reunião técnica hoje à tarde entre representantes da Casa Civil, Ministérios de Minas e Energia e Economia para tratar sobre o tema.

Com Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS