Prazo para economizar no Imposto de Renda 2025 com PGBL está acabando

Limite para dedução é de até 12% da renda bruta tributável anual

Você sabia que pode economizar no Imposto de Renda 2025 usando a previdência privada? Sim, sim, é possível e – atenção – o prazo para ter direito a esse benefício está acabando. Confira a seguir como funciona o desconto e como você pode aproveitar a vantagem.

Quem explica é Caren Benevento, sócia do escritório Benevento Advocacia e pesquisadora do Grupo de Estudos do Direito Contemporâneo do Trabalho e da Seguridade Social da USP.

⁠Qual é o prazo para abater rendimentos tributáveis no Imposto de Renda 2025 com PGBL?

De acordo com Caren, você pode deduzir contribuições à previdência privada do tipo PGBL no Imposto de Renda 2025. Mas isso só até o último dia útil do ano-calendário correspondente.

Em 2024, portanto, o prazo termina em 31 de dezembro, uma terça-feira. “É importante que o contribuinte preste atenção nos prazos bancários e faça os depósitos em tempo hábil”, ressalta.

Qual é o limite de dedução de previdência para pessoa física no Imposto de Renda 2025?

“O limite para dedução é de até 12% da renda bruta tributável anual”, diz a especialista. Isso quer dizer então que se você recebe R$ 100 mil no ano, pode deduzir até R$ 12 mil em contribuições ao PGBL.

E se você fizer contribuições acima dos 12% da renda tributável anual? “Você não pode deduzir valores acima disso, mas pode investir mesmo sem o benefício fiscal”, esclarece.

“O PGBL é um ótimo recurso de eficiência tributária e muito utilizado no planejamento patrimonial”, afirma Caren. “Além da possibilidade de dedução do IR de parte das contribuições e alíquota de IR de 10% após 10 anos, ele não entra em inventário e é transmitidos aos beneficiários automaticamente”, acrescenta.

Como funciona o desconto no Imposto de Renda 2025

Como explica a especialista, na prática, o valor que você investe no PGBL reduz a base de cálculo do IR. “Isso significa que você paga menos imposto naquele ano”, resume.

No entanto, ela alerta, é importante lembrar que, no momento do resgate, o imposto será cobrado sobre o total acumulado, que inclui as contribuições e os rendimentos obtidos.

⁠Quais são os requisitos para fazer esse tipo de dedução de previdência?

Para aproveitar esse benefício no Imposto de Renda 2025, é necessário optar pela declaração completa do IR, ser contribuinte da Previdência Social ou de um regime próprio de previdência e respeitar o limite de 12% da renda tributável anual.

⁠Como calcular se o PGBL vale a pena do ponto de vista fiscal?

De acordo com o Caren, a decisão depende de alguns fatores. “Primeiro, se você faz a declaração completa e suas despesas dedutíveis somadas às contribuições ao PGBL superam o desconto padrão da declaração simplificada, o plano pode ser vantajoso”, diz ela.

Outro ponto importante para avaliar é o impacto dessa dedução na redução do imposto a pagar. “Também vale a pena planejar a forma de resgate para escolher a tabela de tributação mais adequada”, recomenda.

Leia a seguir

Leia a seguir