Bitcoin: como investir e dar os primeiros passos
Você sabia que pode declarar seus investimentos em bitcoin? Sabe como funcionam as criptomoedas? Veja o vídeo e aprenda!
Bitcoin é a criptomoeda mais conhecida do mundo, mas você sabe como investir? Para dar os primeiros passos, você precisa de uma carteira digital (wallet), um aplicativo para armazenar suas moedas, e de uma corretora (exchange). A partir daí, você transfere seu dinheiro real ou fiat para comprar o Bitcoin ou qualquer outra moeda.
A primeira transição comercial de Bitcoin aconteceu em 22 de maio de 2010. Dez mil bitcoins compraram duas pizzas. Hoje, esse valor seria o equivalente a R$ 2 milhões.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Apesar de ainda não existir regulamentação das criptomoedas no Brasil, elas não são ilegais. Mas a falta desse tipo de regra acaba aumentando a sensação de volatilidade e especulação. Portanto, é permitido investir em bitcoin no Brasil, desde que você declare seus ganhos.
Em países como EUA e Japão, existem regras mais claras. Recentemente, El Salvador adotou o Bitcoin como uma moeda oficial. No entanto, na Bolívia e no Equador, essa criptomoeda é ilegal.
Toda vez que falamos em investir em bitcoin, tem gente que elogia a criptomoeda e tem gente que critica. Os que torcem o nariz apontam a alta volatilidade, o uso dela em atividades ilegais e vulnerabilidades como pontos fracos. Os elogios apontam a portabilidade, a resistência à inflação e a transparência como vantagens do ativo.
Gostemos ou não, investir em Bitcoin já é uma realidade no mercado financeiro. Por isso, o investidor deve estar preparado e informado a respeito desse ativo. Quer saber mais? Veja nosso vídeo sobre Bitcoin!