BTG: hora de investir no Brasil é agora, com janela de oportunidade até abril, pelo menos

Banco vê janela de oportunidade para o Brasil e outros emergentes e ganhos podem ser mais que apenas um rali em mercados que estão baratos

O BTG vê “novas forças em jogo” e oportunidades para investir no Brasil e em outras economias emergentes tanto na renda fixa quanto na variável. O banco reconhece a onda de pessimismo que paira sobre o País, mas vê janelas de oportunidades importantes. Uma delas é a pausa na guerra tarifária promovida pelo governo de Donald Trump.

“A recuperação recente pode ser mais do que apenas um rali de mercado em baixa”, avalia o banco ao falar especificamente sobre a bolsa. Contudo, as oportunidades seguem também na renda fixa, inclusive, no crédito privado.

“O fato de que as tarifas recíprocas devem ser analisadas até 1º de abril, em teoria, significa que os mercados podem ter algumas semanas de trégua até lá”, diz o banco em relatório.

O BTG cita o “alívio temporário no ruído tarifário nos EUA” como uma “oportunidade de negociação de curto prazo”.

Nesse sentido, o que foi feito com relação à imposição de tarifas comerciais, por enquanto, vêm aquém do prometido por Trump.

Assim, tarifas mais leves sobre a China, recuo sobre as taxações ao México e novas tarifas ao Brasil limitadas ao aço e ao alumínio animam o mercado, ao menos, até as novas discussões se iniciarem.

Contudo, pode ser que o tom continue ameno. Nesse sentido, “a interpretação do mercado parece ser que esta é uma tática de negociação performática de Trump, usando essas ameaças para obter vitórias em outras agendas”, avalia o banco.

Isso poderia prolongar o rali nos mercados emergentes, diz o BTG abrindo, assim, boas oportunidades para investir no Brasil.

Forças externas podem impulsionar bolsa brasileira

O principal impulsionador dos mercados brasileiros está, segundo o BTG, em “forças externas”. Assim, a perspectiva de cortes de juros nos Estados Unidos e perda de tração das companhias de tecnologia nos EUA podem impulsionar os ativos aqui.

Sobre as ações da Magnificent 7, o banco diz que nota “um pouco menos de exuberância”. Além disso, menciona o DeepSeek Day como “um desenvolvimento positivo para outras classes de ativos globais (alimentando alguma rotação)”.

Essa reavaliação do mercado sobre as ações de tecnologia dos Estados Unidos “parece um ajuste saudável.”

Motivos para adicionar risco ao portfólio

O BTG diz  que ainda há “muitos motivos para permanecer cético” sobre as perspectivas para mercados emergentes.

Contudo, também há razões para “adicionar cautelosamente risco” aos portfólios nos próximos meses.

O Ibovespa em dólar, por exemplo, tem tido desempenho especialmente positivo.

O índice tem avançado, revertendo desempenho do ano anterior, quando tomou um tombo de mais de 20%. Veja mais sobre essa recuperação do Ibovespa aqui.

Além disso, o momento da renda fixa no Brasil é vista como oportunidade “histórica”, segundo CEO da Kinea.

Leia a seguir