O universo dos criptoativos está se desenvolvendo rapidamente, ainda que as oscilações constantes assustem o investidor médio. O mercado vem dando um passo além para conquistar os mais ricos. Tanto que a Digitra.com, nova plataforma de negociação de criptomoedas de Rodrigo Batista, fundador e presidente do Mercado Bitcoin de 2013 a 2018, lançou o segmento Private & OTC (over the counter, ou seja, mercado de balcão) para instituições, clientes de alta renda e empresas. O valor mínimo de negociação é de RS 20 mil. A meta da empresa é alcançar US$ 1 bilhão em negociações este ano. “Com a demanda em alta por estes ativos, é de se esperar uma atenção maior das corretoras de criptomoedas para os diferentes tipos de clientes”, informa a direção da empresa.
Citando dados do Crypto Parrot, um simulador de conversão de criptos, a plataforma aponta que, entre setembro de 2020 e setembro de 2021, 4.908 criptomoedas novas chegaram ao mercado. “Com toda essa quantidade de novas oportunidades, informação é fundamental”, ressalta Batista. “Por isso, o Private & OTC da Digitra.com busca tirar todas as dúvidas dos seus clientes, oferecendo consultoria especializada e atendimento personalizado para cada perfil de investidor de ativos digitais.”
As criptomoedas que estão disponíveis para compra e venda na Digitra.com vão desde as tradicionais, como o bitcoin e ethereum, até as mais novas, como Solana e Luna, além dos tokens de jogos, que oferecem recompensas em criptomoedas para seus usuários, como a Axie Infinity, e criptos relacionadas a projetos de finanças descentralizadas (DeFi). Um outro diferencial no atendimento premium da Digitra, segundo a empresa, é a gratuidade na custódia das criptos e seguro para as operações.
Os criptoativos podem ser uma boa alternativa, caso você entenda e aceite a dinâmica deles. Primeiro, por conta do sobe e desce dos preços. Isso acontece tanto por uma questão de oferta e demanda, quanto por este ser um mercado que trabalha 24 horas, 7 dias na semana. Então, você pode dormir rico e acordar sem um tostão. Segundo porque, antes de sair comprando, você deve pesquisar sobre a moeda digital que quer comprar – existem milhares, o ideal é que você se concentre nas que são mais comercializadas. Em terceiro lugar, você pode encontrar exchanges (corretoras) desconhecidas, com promessas de lucro rápido – fuja delas. E lembre-se: este é um mercado que ainda não tem regulamentação. Ou seja: a lei que vale é a da oferta e da demanda e, em caso de golpe financeiro, você não terá a quem recorrer.