CVM acabará com exclusividade de agente autônomo em 30 dias, diz relator de MP

A exigência de adoção de sociedade simples também deve terminar

- Ilustração: Marcelo Andreguetti
- Ilustração: Marcelo Andreguetti

A CVM publicará nos próximos 30 dias uma nova instrução normativa para acabar com a exclusividade dos agentes autônomos de investimentos e a exigência de adoção de sociedade simples, afirmou o deputado Neucimar Fraga (PSD-ES), relator da medida provisória (MP) que muda as taxas de fiscalização do setor. Fraga saiu de uma reunião com representantes do Ministério da Economia e da CVM para tratar do projeto. Ele iria propor esses dois pontos em seu parecer, mas recebeu a promessa dos diretores da CVM de que a instrução normativa sairá em 30 dias com as novas regras. “Fizemos um acordo para votar o parecer na próxima semana”, disse.

Segundo o parlamentar, a principal inovação de seu parecer será mudar a nomenclatura da profissão, de agente autônomo para assessor de investimentos, o que depende de alteração na lei. Ele antecipou também que manterá a mudança nas taxas de fiscalização, que passarão a ter valores diferentes, dependendo do tamanho do patrimônio líquido da empresa.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Atualmente, um agente autônomo pode operar com várias plataformas no mercado de fundos, mas apenas uma instituição no mercado de capitais (o que obrigava o cliente a abrir uma conta na plataforma operada pelo agente). A nova instrução normativa acabará com essa restrição, dando mais liberdade para os agentes.

Com reportagem do Valor Investe

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS