A Securities and Exchange Commission (SEC), CVM americana, anunciou que quase dobrará sua equipe responsável por proteger os investidores nos mercados de criptomoedas. A equipe de ativos e cibernéticos do regulador, uma unidade da divisão mais ampla de aplicação da SEC, dobrará seu número de funcionários para um total de 50 posições dedicadas a esta função. O principal agente da lei de Wall Street disse que as novas contratações incluirão advogados da equipe de investigação, advogados de julgamento e analistas de fraude. Tanto o presidente da SEC, Gary Gensler, quanto o diretor de execução, Gurbir Grewal, classificaram as contratações como atrasadas e essenciais para regular uma das indústrias mais novas e populares de Wall Street.
Objetivo é o policiamento das atividades com as criptomoedas
A unidade de criptomoedas da SEC “apresentou com sucesso dezenas de casos contra aqueles que buscam tirar vantagem de investidores nos mercados de criptomoedas”, disse Gensler em comunicado. “Ao dobrar o tamanho dessa unidade-chave, a SEC estará mais bem equipada para policiar irregularidades nos mercados de criptomoedas, enquanto continua a identificar questões de divulgação e controle em relação à segurança cibernética”.
Grewal acrescentou que as ameaças cibernéticas continuam a representar riscos “existenciais” para o sistema financeiro dos EUA. O anúncio ocorre quase oito meses depois que Gensler lamentou aos legisladores que sua agência precisava de mais funcionários para lidar com o volume de tecnologias financeiras novas e complexas.