Dica do especialista: conheça os bastidores do nascimento do Plano Real
Muito do que vivemos hoje nasceu naquele período, mostra o livro Saga brasileira, de Miriam Leitão
“Estava em São Paulo para a cerimônia de inauguração do novo prédio da TV Globo, na qual estava o presidente Fernando Henrique. Pelo celular, durante os discursos, fui acompanhando o valor do dólar. No final da manhã, a moeda tinha batido em 2,17 reais. Apenas vinte dias antes, estava em 1,1 real. Abordei o presidente, na confusão da saída, pedindo uma entrevista. A primeira pergunta seria a que tinha sido feita a mim durante toda aquela manhã pelos vários que me abordaram. Ele disse que não daria a entrevista:
– Você está muito nervosa
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Pensei: se ele estiver calmo, estamos perdidos.”
O relato da jornalista Miriam Leitão está no livro Saga brasileira – A longa luta de um povo por sua moeda (Editora Record). A obra, que foi citada nesta quinta-feira (19) por Italo Martinelli, especialista em investimentos do Itaú Unibanco, durante o Manhã Inteligente, mostra o antes, o durante e um pouco depois da criação do real. O Plano Real foi a grande tacada do governo de Itamar Franco contra a inflação. O ano era 1994 e o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, organizou a equipe de economistas para tirar o projeto do papel. No livro, Miriam Leitão narra conversas, histórias, apurações que ela e outros jornalistas fizeram durante o processo de implantação da moeda brasileira. Denso e cheio de detalhes, Saga brasileira tem 475 páginas e traz um recorte de um período que marcou toda uma era. “E, para a gente se preparar para o futuro, é preciso conhecer o passado”, disse Italo.
Sobre o Nosso Manhã Inteligente
Vem com a gente: o Manhã Inteligente acontece de segunda a sexta-feira, aqui no site da Inteligência Financeira e também nas nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e YouTube, sempre às 9h30.