Dica do especialista: muita atenção ao horizonte de investimento

Afinal de contas, produtos de curto prazo merecem táticas diferentes dos ativos de longo prazo

E como fazer o investimento render, neste caso? Veja aqui na IF - Ilustração: Renata Miwa
E como fazer o investimento render, neste caso? Veja aqui na IF - Ilustração: Renata Miwa

Você sabe o que é o horizonte de investimento? Esse termo nada mais é do que o tempo – ou o prazo – em que o seu dinheiro ficará aplicado em determinado ativo financeiro.

A partir daí, Victor Natal, estrategista de ações do Research para Pessoa Física do Itaú BBA, explicou pra gente a relação entre a temporada de balanços com o horizonte de investimentos.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

“Afinal de contas, se você comprou uma ação ou está fazendo uma aposta pensando efetivamente na divulgação de resultados, isso vai ter uma importância alta para sua tese de investimentos. Isso porque, ela vai ser calcada no resultado que vai sair de uma companhia específica”, argumenta.

Por outro lado, de acordo com Natal, se você é um investidor de longo prazo, e pretende ter ações de uma empresa que gosta muito durante 10 ou 15 anos, neste caso, o horizonte de investimento mais curto terá uma importância consideravelmente menor.

Táticas diferentes de acordo com o horizonte de investimento

Inclusive, vale lembrar que quando fazemos os cálculos de quanto vale uma ação, a gente está sempre olhando para o futuro.

“Então, se a companhia foi bem nos últimos tempos, isso é um indício de que possivelmente pode ir bem no futuro. Mas isso não é garantido. Temos que olhar para operação da empresa daqui para frente”, ensina o especialista.

Portanto, meu querido leitor e minha querida leitora, sempre preste atenção no seu horizonte de investimento.

“Dessa forma, se for um horizonte de investimento muito curto, aí, a gente tem que tomar mais cuidado com temporadas de balanço, por exemplo. Mas, se o horizonte de investimento for muito mais longo, vai prestar mais atenção nos fundamentos de longo prazo, e essas coisas do dia a dia ficam menores”, finaliza Natal.

Sobre o nosso Manhã Inteligente

E aí, quer entender e saber tudo o que está acontecendo dentro do cenário econômico e, claro, ainda descobrir diversas dicas sobre finanças?

Então não deixe de assistir o Manhã Inteligente, que acontece de segunda a sexta-feira, aqui no site da Inteligência Financeira e também nas nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e YouTube, sempre às 8h30.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS