Apenas um índice da B3 subiu em fevereiro; compare os desempenhos

No curtíssimo prazo, os resultados decepcionaram o investidor

Fundos quantitativos, como o Medallion de Jim Simons, se destacam por sua capacidade de minimizar os vieses comportamentais que frequentemente afetam os gestores tradicionais
Fundos quantitativos, como o Medallion de Jim Simons, se destacam por sua capacidade de minimizar os vieses comportamentais que frequentemente afetam os gestores tradicionais

Depois de um janeiro positivo na bolsa, fevereiro veio como um banho de água fria. O Ibovespa saiu de uma alta de 3,4% no primeiro mês do ano para um mergulho de 7,5% no mês passado. E não foi só ele. Dos 26 principais índices da bolsa brasileira, apenas um fechou fevereiro no campo azul.

Qual índice subiu em fevereiro?

A situação ficou tão feia em fevereiro, que o único índice que teve alta é um dos que acompanha justamente o mercado estrangeiro.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O BDRX é composto pelos BDRs Não Patrocinados negociados na B3.

O que são BDRs?

Os Brazilian Depositary Receipts são recibos de ações de empresas listadas no exterior, mas negociados na B3. Ou seja, é uma forma de se investir indiretamente em ações da Meta (dona do Facebook), da Amazon e etc, mesmo estando no Brasil.

Em fevereiro, o índice que acompanha esses papéis subiu 1,15%.

A alta colocou o índice à frente do Certificado de Depósito Interbancário (CDI, taxa que acompanha a Selic e serve como indexador de muitos ativos de renda fixa), que subiu 0,92% no mês.

Mas o bom desempenho parou por aí. Com exceção do IFIL e do IFIX, índices que acompanham fundos imobiliários e caíram menos de 1% no mês , todos os demais tiveram quedas expressivas, entre 3,94% e 11,01%.

Em um mês marcado por toda a discussão envolvendo uma possível revisão da meta de inflação e “embates” entre o governo e o Banco Central, as incertezas a respeito do futuro cresceram e penalizaram principalmente ações ligadas a economia doméstica.

Veja o desempenho dos principais índices da bolsa em fevereiro

ÍndiceO que é?Variação em fevereiro (%)
BDRXÍndice de BDRs não patrocinados negociados na B31,15
IFILÍndice de fundos imobiliários de alta liquidez-0,41
IFIXÍndice de fundos de investimentos imobiliários (FIIs)-0,45
INDXAções de empresas do setor industrial-3,94
IMOBAções dos setores da atividade imobiliária, como construção civil , intermediação imobiliária e exploração de imóveis-4,64
AGFSAções de empresas do setor agro-5,10
IFNCAções do setor financeiro-5,57
IEEXAções de maior negociabilidade e representatividade do setor de energia elétrica-6,32
ICO2Ações de empresas participantes do índice IBrX-50 que aceitaram adotar práticas transparentes com relação a suas emissões de gases efeito estufa-6,95
MLCXAções de empresas de maior valor de mercado (‘mid’ e ‘large’ caps)-7,07
ITAGAções de empresas que oferecem as melhores condições de tag along para seus acionistas minoritários-7,24
IBOVPrincipal índice da bolsa brasileira, que reúne os papéis mais negociados-7,49
IBRAReúne todas as ações negociadas na B3 que atendam os critérios mínimos de liquidez-7,50
IBXLAs 50 ações mais negociados e mais representativos da bolsa-7,54
IDIVReúne as melhores pagadoras de dividendos-7,55
IBXXOs 100 ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações-7,59
IGCTÍndice de Ações com Governança Corporativa (IGC)-7,66
IGCXReúne ações de empresas que apresentam bons níveis de governança corporativa-7,79
IMATAções do setor de materiais básicos-7,83
IVBXÍndice das 50 ações com maior liquidez da bolsa, excluindo as 10 primeras (ou seja, o índice reúne desde a 11º empresa no critério de liquidez até a empresa na posição 60)-8,11
ISEEAções de empresas com as melhores práticas de sustentabilidade-8,16
UTILAções de prestadoras de serviços (utilities)-8,24
IGNMAções com bons níveis de governança corporativa e que estejam listadas no Novo Mercado-8,49
ICONAções do setor de consumo-9,78
SMLLAções de empresas com menor valor de mercado (também chamadas de ‘small caps’)-10,52
GPTWÍndice de ações de empresas com certificação ‘GPTW’ de bons lugares para trabalhar-11,01
Fonte: B3

Quais índices mais caíram em fevereiro?

Entre as maiores quedas do mês estão o GPTW, que reúne as empresas com certificado de bons lugares para trabalhar, que caiu 11,01%; o SMLL, no qual estão as chamadas “small caps“, empresas com menor valor de mercado (e normalmente mais relacionadas ao cenário interno), que caiu 10,52% e o ICON, que reúne ações do setor de consumo e teve um recuo de 9,78% no mês. Em janeiro, esses três índices tiveram alta de 2,4%; 2,9% e 3%, respectivamente.

Quais índices mais subiram em fevereiro?

Os índices que tiveram os melhores desempenhos em janeiro também sofreram em fevereiro. O IMOB, que reúne ações da atividade imobiliária (desde a construção civil até exploração de imóveis), subiu 7,1% no primeiro mês do ano, mas caiu 4,64% em fevereiro.

Já o IMAT, que contempla papéis do setor de materiais básicos, registrou alta 6,4% em janeiro, mas teve queda de 7,83% em fevereiro.

Ainda o IDIV, que reúne as melhores pagadoras de dividendos, teve uma valorização de 5,9% em janeiro, mas caiu 7,55% em fevereiro.

Os índices campeões de rentabilidade em fevereiro

Com o resultado de fevereiro, apenas dois índices da bolsa acumulam alta nos dois primeiros meses do ano: o BDRX, com 5,57% de valorização, e o IMOB, com 2,09%.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS