Descubra investimentos de fácil resgate para sua reserva de emergência

Sua reserva de emergência está em dia? Sabia que ela pode salvar seu planejamento financeiro de longo prazo?

A finalidade da reserva de emergência não é para se ganhar muito com rentabilidade, mas sim para proteção do planejamento financeiro. Foto: Getty Images
A finalidade da reserva de emergência não é para se ganhar muito com rentabilidade, mas sim para proteção do planejamento financeiro. Foto: Getty Images

Certamente, todos se lembram da pandemia do covid-19. Um divisor de águas na vida de muita gente. Muitas perdas, dificuldades, adaptações, aprendizados e superação.

Além das consequências humanitárias, a economia parou, os investimentos tiveram perdas significativas e a inflação acelerou. Muitos perderam seus empregos, fecharam seus negócios e viram a renda secar do dia para noite.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Foi, sem dúvida, um dos períodos mais difíceis que vivemos.

Naquele período, como planejador financeiro, eu já conhecia e ensinava o conceito de reserva de emergência, mas a pandemia trouxe esse conceito à tona.

Últimas em Investimentos

Investimentos de fácil resgate

O conceito de reserva de emergência é bem simples, mas para ter sucesso no seu planejamento, disciplina financeira é fundamental.

A reserva de emergência é uma quantia guardada que precisa ser constituída no dia a dia com o intuito de suprir gastos inesperados e urgentes que podem aparecer.

Por exemplo: um carro que quebra, um problema de saúde ou até a perda de emprego ou renda. O ideal é formar uma reserva de 3 a 6 vezes seus gastos mensais.

Dessa forma, investindo em produtos de fácil resgate como CDBs, Fundos DI e Tesouro Selic com liquidez diária.

Baixo risco

Costumo dizer que a reserva de emergência não é feita para se ganhar muito com rentabilidade ou fazer apostas mais arriscadas. A sua finalidade é a proteção de seu planejamento financeiro.

De modo a não comprometer os objetivos de médio (construção de patrimônio) e longo prazo (aposentadoria), que geralmente são aplicações que precisam de mais tempo e que, em muitos casos, têm maior risco e menor liquidez para resgates.

Assim, movimentos inesperados nestas aplicações mais longas podem comprometer o planejamento financeiro de uma vida inteira.

Se ainda não constituiu sua reserva de emergência, saiba que hoje é um bom momento para iniciar e, assim, ter uma vida financeira mais tranquila em caso de imprevistos.

Fale com um(a) especialista íon Itaú: ele(a) pode te ajudar e te guiar para uma vida financeira mais tranquila.

Planeje-se, pois o melhor dia para começar é hoje!

Texto escrito por Vinicius Panizza para o íon. Para ler outros conteúdos, acesse ou baixe o app agora mesmo.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS