Quais investimentos têm rentabilidade de 10% ao ano?

Especialistas listam algumas alternativas de baixo risco para alcançar esse objetivo

Quais investimentos têm rentabilidade de 10% ao ano -  Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Quais investimentos têm rentabilidade de 10% ao ano - Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Investimentos com rentabilidade de 10% ao ano podem ser uma alternativa interessante para a carteira de praticamente todo investidor. Por isso, perguntamos a dois especialistas se esse tipo de investimento existe e, se a resposta for positiva, onde podemos encontrá-los. Confira o que eles dizem.

Existem investimentos que pagam 10% ao ano?

Sim, eles existem, E, felizmente, não é preciso correr risco para alcançar essa rentabilidade atualmente.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

“Neste momento, com a Selic a 10,75% ao ano, muitos investimentos podem render acima de 10% ao ano”, afirma Marcelo Milech, planejador financeiro CFP pela Planejar. E, só para esclarecer, estamos falando de investimentos de renda fixa, como destaca Maria Luisa Nepomuceno, analista de Renda Fixa da Nord Research

Quais aplicações têm rentabilidade de 10% ao ano?

Maria Luisa acredita que você possa alcançar 10% ao ano de rentabilidade. Isso tanto com Tesouro Selic quanto com investimentos atrelados ao CDI, como CDBs, LCIs, LCAs, que remuneração pelo menos 100% do CDI. “Essas aplicações conseguem trazer uma rentabilidade bastante interessante”, diz ela.

Últimas em Investimentos

Tecnicamente, porém, Marcelo acredita que o título público pré-fixado seja o que mais garante que esse objetivo de 10% ao ano seja alcançado. Isso porque, como ele bem lembra, Selic e, por tabela, o CDI, que acompanha a taxa básica de juros, podem cair. E o mesmo acontece com as aplicações que acompanham a inflação, como IPCA+.  

Essas aplicações valem ara que perfil de investidor?

Esses investimentos são para diferentes perfis, como afirma Maria Luisa. “O Tesouro Selic tem a segurança do governo federal, que é considerado o emissor mais seguro da renda fixa, por isso é bastante utilizado para reserva de emergência”, diz ela.

No caso de CDBs, LCIs e LCAs, ela alerta para a importância de observar quem é o emissor do título para entender o grau de segurança que ele oferece.

Rentabilidade de 10% ao ano é boa?

Essa já não é uma pergunta tão fácil de responder.

Para Maria Luisa, 10% ao ano é uma ótima rentabilidade. “Na parte de pós-fixados, conseguimos ver essa taxa de juros em circunstância em que o Banco Central está elevando a Selic para resfriar a economia e controlar a inflação”, diz ela.

“É esse momento em que vivemos e as perspectivas são de novas elevações da taxa básica de juros ainda em 2024”, afirma. Ou seja, é possível que a rentabilidade dos investimentos atrelados à Selic ou ao CDI que hoje oferecem 10% ao ano seja ainda mais alta nos próximos meses.

Para Marcelo, por sua vez, a resposta é que depende do benchmark. “Com uma Selic de quase 11% ao ano, e um título do Tesouro pagando acima de IPCA+6% ao ano, eu diria que 10% ao ano não é uma boa remuneração”, afirma.

Porém, ele explica que num contexto de inflação mais baixa e Selic de um dígito essa seria, sem dúvida, uma boa remuneração. “Mas até o final de 2025, esse cenário não parece provável”, acredita.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS