Na hora de morar em outro país, pesquise o custo de vida e acesso à saúde

Quem vai viver no exterior, ganhando em reais, tem de procurar países com custo de vida mais baixo

Mara Luquet. Foto: Arquivo Mara Luquet
Mara Luquet. Foto: Arquivo Mara Luquet

A decisão de morar fora requer planejamento financeiro. Por isso, o primeiro vídeo da série “Como morar no exterior” aborda esse planejamento. Na sequencia, o próximo passo é a escolha do país.

A pergunta que não quer calar é: “Qual é o melhor lugar para se morar? O novo vídeo da série vai ajudar você na seleção deste destino.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Custo de vida mais baixo

Quem vai viver no exterior, ganhando em reais, tem de procurar países com custo de vida mais baixo. O trabalho remoto permite o exercício da profissão no Brasil. E, lá fora, você paga contas dentro do seu orçamento. Na Costa Rica, por exemplo, onde eu escolhi viver, as despesas com saúde privada cabem no bolso.

Justamente, por guardar pouco dinheiro para a aposentadoria, muitas pessoas procuram países com o custo de vida mais baixo, onde vão ter sistema de saúde público de qualidade e ainda saúde privada mais acessível.

Costa Rica, uma opção

Na Costa Rica, se o aposentado tiver uma renda de 1 mil dólares por mês, já é possível você ter residência temporária com visto e usufruir dos benefícios de um costarricense ou costarriquense, como preferir chamar.

Além da natureza incrível e da qualidade de vida, escolhi morar na Costa porque tenho amigos que vivem lá. Foi a união do útil ao agradável. Compramos uma fazenda e dividimos os custos. Outro motivo é ficar a uma hora de voo do aeroporto do Panamá, um hub internacional para qualquer lugar do mundo.

Mas, para essa mudança acontecer, me preparei e planejei. Deixei um trabalho fixo, na TV Globo, para outros projetos que me dão liberdade para viajar pelo mundo.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS