Saúde, educação e oportunidades de sustentabilidade em investimentos
A conclusão que podemos chegar é que a escolha dos nossos investimentos representa mais do que o simples retorno financeiro
O panorama de investimentos tem evoluído de forma acelerada na última década. Assim, inicialmente focados apenas em retorno financeiro, investidores individuais e institucionais têm buscado cada vez mais novos temas e estratégias. Assim, em destaque estão o investimento responsável seja ele de forma mais ampla ou mesmo como temática. Cada um com uma abordagem específica em relação à sustentabilidade em investimentos.
O que leva o investidor para além do retorno financeiro?
Então, em um mundo dinâmico onde as demandas dos clientes têm se alterado de forma rápida e significativa, aspectos regulatórios são aprimorados e o surgimentos de novas tecnologias abrindo mercados potenciais são a nova realidade.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Assim, isso significa para o investidor olhar empresas que estejam atentas para além do lucro trimestral e que busquem a perenidade da sua atuação.
Dessa forma, se fazer valer da agenda ESG faz muito sentido.
Últimas em Investimentos
O que o investimento responsável leva em conta
O investimento responsável leva em conta, além do retorno financeiro, a performance ambiental, social e de governança corporativa das empresas (ESG).
Então, estratégias baseadas em investimento responsável buscam entregar aos investidores um retorno mais ajustado ao risco devido à integração ESG no processo de análise das empresas e construção dos portfólios.
Dessa maneira, focando-se em temas ou tendências específicas, o investimento temático busca exposição a setores específicos guiados pelo investimento responsável.
Mais recentemente surgiram fundos temáticos com foco exclusivo em temas ESG, como de impacto, climáticos, ou que buscam gerar externalidades socioambientais positivas para a sociedade e o meio ambiente.
Quais setores estão se destacando?
Entre os setores econômicos cujas atividades estão relacionadas à geração de externalidades socioambientais positivas podemos mencionar saúde e educação.
Assim, esses setores possuem importância fundamental para o desenvolvimento social e contribuem também para uma melhora da qualidade de vida da população.
Setor de saúde
No setor de saúde são empresas cujas atividades principais estão relacionadas à operação de instituições de saúde, desenvolvimento, produção e distribuição de medicamentos, pesquisas e biotecnologia.
Elas contribuem positivamente com o bem-estar da população por meio de seus produtos e serviços.
No geral podemos considerar que investimentos no setor de saúde resultam em uma população mais saudável e capaz de contribuir ativamente para a sociedade.
Assim, atividades que promovem o acesso igualitário à rede de saúde contribuem ainda com a redução da disparidade social, proporcionando condições dignas de saúde para toda a sociedade.
E quanto ao setor de educação?
No setor de educação, instituições de ensino, plataformas de educação a distância, crédito universitário e sistemas de ensino são serviços que promovem um maior acesso à educação.
E contribuindo positivamente com o desenvolvimento social e redução da desigualdade.
A importância do setor de educação como pilar relevante no desenvolvimento humano está relacionada ao desenvolvimento de habilidades e competências para o desenvolvimento individual e coletivo.
Então, investir em educação reduz a desigualdade, capacitando indivíduos a alcançar seu potencial.
Como os investimentos ajudam a sociedade e o meio ambiente?
Dessa forma, os setores de saúde e educação conseguem gerar externalidades positivas significativas, impactando diretamente o desenvolvimento social e o bem-estar da população.
O investimento privado, além da promoção de externalidades positivas na sociedade através das suas alocações, também exerce um papel complementar ao investimento público.
Isso se revela de um valor maior devido à insuficiência do investimento público nessas áreas. Assim, o investimento privado nesses setores consegue combinar a rentabilidade com a promoção de externalidades positivas.
Por isso, investidores podem ter um papel fundamental nesse cenário por meio do direcionamento de recursos para investimentos temáticos nesses setores.
Atentos a essa demanda, muitos gestores de recursos no Brasil e no mundo têm buscado soluções de investimento temáticas com o objetivo de promover externalidades positivas, e com o efeito de reduzir a desigualdade e fomentar a inovação e o desenvolvimento sustentável.
A conclusão que podemos chegar é que a escolha dos nossos investimentos representa mais do que o simples retorno financeiro.
Atualmente já é possível encontrar produtos e fundos de investimento que conciliam retornos acima do mercado com a geração de impactos positivos para a sociedade e o meio ambiente.
Por meio desses investimentos, cada um de nós pode direcionar os recursos necessários para construirmos um futuro mais próspero e sustentável para as presentes e futuras gerações.
Caso você, leitor, queira conhecer mais sobre essa modalidade de investimento e suas oportunidades, confira meus outros artigos na coluna IF.
Com Alexandre de Moura Campos Gazzotti, analista sênior de ESG da Itaú Asset