Consumo de carne bovina pelos brasileiros deve ser o maior desde 2013, aponta Itaú BBA
Crescimento esse impulsionado pela produção de carne bovina brasileira, que pode aumentar em 15%; saiba também o que o banco espera para 2025
A carne bovina brasileira parece estar em um de seus melhores cenários em comparação aos últimos anos. Isso porque, de acordo com o relatório Visão Agro, do Itaú BBA, a produção desse commodity em específico deverá crescer em 15% ainda esse ano.
E isso fará com que o consumo per capita de carne bovina aqui no Brasil chegue ao patamar de 32 kg por habitante. Resultado esse que é recorde e foi registrado apenas em 2013.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Exportações de carne bovina brasileira em ascensão
Outro dado bastante relevante diz respeito às exportações. Afinal de contas, ainda de acordo com o relatório do Itaú BBA, a venda da carne bovina brasileira para fora do país deverá crescer em 20%.
E isso significa, em números reais, que as exportações podem chegar a 3,4 milhões de toneladas esse ano.
Últimas em Investir em agronegócios
O que esperar para 2025
E se em 2024 as projeções da carne bovina brasileira são positivas, para 2025 também parece que as expectativas são boas.
Desse modo, o Itaú BBA pontua que deve haver uma recuperação no mercado de cria. Já que 2024 está sendo marcado como o terceiro ano consecutivo de aumento dos abates de fêmeas. Portanto, com a diminuição na produção de crias, é possível que ocorra um movimento de recuperação dos preços.
E aí, claro, quem sai ganhando é a indústria. Isso porque, segundo o relatório, “enquanto os produtores devem experimentar uma melhora gradual, para a indústria o cenário permanecerá favorável, sustentado pelos preços retraídos do boi em comparação aos da carne. Ainda que o spread no mercado doméstico possa se acomodar em níveis um pouco menores do que os atuais”.