- Home
- Onde investir
- Investir no Exterior
- Ações de fabricantes chinesas de veículos elétricos caem após divulgação de seus últimos números de entregas
Ações de fabricantes chinesas de veículos elétricos caem após divulgação de seus últimos números de entregas
Na última terça-feira (2), primeiro dia de negociação do ano, o mercado norte-americano fechou em tons mistos, à medida que os rendimentos dos títulos americanos subiam e os investidores desfaziam posições após um 2023 surpreendentemente forte. O destaque negativo do dia ficou para as ações dos fabricantes chineses de veículos elétricos listadas nos EUA, que caíram depois que as empresas divulgaram seus últimos números de entregas.
O S&P 500 caiu 0,57%, fixando-se em 4.742,83, enquanto o Nasdaq recuou 1,63%, para 14.765,94, no pior dia desde outubro de 2023. Por fim, o Dow Jones somou 0,07%, para fechar em 37.715,04.
O mercado de ações terminou 2023 em alta, com o S&P 500 subindo durante nove semanas consecutivas, registando a sua melhor sequência de altas semanais desde 2004. Os ativos de risco desfrutaram de uma grande recuperação à medida que a economia permanecia resiliente e a inflação arrefecia. Ao mesmo tempo, o Fed sinalizou um possível fim dos aumentos das taxas e previu cortes nas taxas ainda este ano.
Essa tendência foi revertida na terça-feira, com a queda de nomes de tecnologia.
Confira abaixo os destaques da corretora Avenue:
Fabricantes chinesas de veículos elétricos
As ações dos fabricantes chinesas de veículos elétricos listadas nos EUA caíram depois que as empresas divulgaram seus últimos números de entregas. A Li Auto (LI) caiu 7,6% após reportar 50.353 entregas em dezembro, um aumento de 137% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Nio (NIO) caiu 7,2% depois de anunciar mais de 18.012 veículos entregues no mês passado, cerca de 14% a mais que no ano anterior. Por fim, a XPeng (XPEV) caiu 3,8% depois que a empresa registrou 20.115 entregas no mês passado, um aumento de 171% ano a ano.
Baidu (BIDU), Joyy (YY)
As ações do Baidu listadas nos EUA caíram 3,2%. A empresa de tecnologia chinesa interrompeu a aquisição do negócio de transmissão ao vivo da Joyy na China. As ações da Joyy caíram 14,7%.
ASML (ASML)
As ações listadas nos EUA da empresa de semicondutores sediada na Holanda caíram 5,3%. A ASML
disse que o governo holandês a impediu de exportar algumas de suas ferramentas de fabricação de
chips para a China. A companhia vale cerca de US$ 288 bilhões.
Com informações da Avenue
Leia a seguir