Tá hora de viajar para o exterior?

Apesar do climão que a economia mundial vem causando em nossas vidas, este pode ser um bom momento de planejar uma viagem internacional

Apesar do climão que a economia mundial vem causando em nossas vidas, eu vim contar que este pode ser um bom momento de planejar uma viagem internacional. Pois é, por mais impossível que pareça, existem alguns fatores econômicos que podem te ajudar a viajar e conhecer aquele destino que você tanto sonhou.

Segundo especialistas, o dólar e o euro, moedas que comandam o mercado financeiro mundial, atingiram o mesmo valor na última semana. É a chamada paridade entre as moedas. E por que isso aconteceu? A inflação global, o aumento dos juros nos Estados Unidos e a crise energética na Europa por conta da guerra na Uncrânia contribuíram com esse fenômeno que não acontecia há 20 anos.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

É só escolher um destino na Europa para viajar?

Aposto que seus olhinhos brilharam de emoção e você só consegue pensar: “Nina, então, é só escolher um destino que a Europa tá me esperando?” Muita calma nessa hora. Nem tudo o que reluz é ouro. Isso porque a inflação europeia está alta e os preços por lá não param de subir. Assim, passagens e hospedagens vão custar muito mais caro.

Porém, antes de pensar em viajar, analistas chamam a atenção para um detalhe muito importante : não é um só país que cuida das questões que envolvem o euro, mas um bloco inteiro: a União Europeia. Então, imagina a discussão que está rolando porque alguns desses países acreditam que aumentando a taxa de juros, podem conter a inflação e outros, não, preferem ir aumentando aos poucos sem deixar o custo de vida muito caro.

Acabei de jogar um balde de água fria no seu sonho, né?! Mas não fica triste, não.

Você não precisa desistir dos seus planos de viajar tão cedo. Eu sei que o cenário econômico muda o tempo todo, mas se anima. Se essa paridade das moedas continuar até o final desse ano, nós, turistas, podemos até pensar em passar o Reveillon no alto da Torre Eiffel, em Paris, ou olhando de tudo de cima, direto da roda gigante London Eye. Quem sabe?

Saiba mais sobre viajar ao exterior no Papo de Finanças com Nina Silva!

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS