Quanto rendem o Tesouro Direto, o CDB e a poupança com a queda da Selic para 11,25%?
Decisão do Copom impacta a rentabilidade dos principais produtos de renda fixa
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu reduzir a taxa básica de juros da economia brasileira mais uma vez. Dessa maneira, o valor da taxa Selic hoje passou a ser 11,25% ao ano, uma redução de 0,50 p.p. em relação ao que vigorava até então.
A taxa adotada pelo Copom tem impacto direto no rendimento de alguns dos produtos de investimento mais escolhidos pelos brasileiros. Por exemplo, a poupança, o Tesouro Direto e o CDB. Mas qual é esse impacto e o que muda para o investidor?
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Qual o valor da taxa Selic hoje?
Até esta reunião do Copom, a Selic estava em 11,75% ao ano. Com a redução anunciada de meio ponto percentual, a taxa passou a ser de 11,25% ao ano. Trata-se, portanto, do menor percentual para os juros desde março de 2022.
Como o valor da taxa Selic hoje afeta os investimentos?
Parte considerável dos investimentos, especialmente na renda fixa, possuem alguma modalidade atrelada à taxa Selic. Ou seja, quando os juros sobem, o rendimento sobe e vice-versa. Seja pela indexação direta aos juros, seja pela conexão com o CDI, que acompanha o movimento da taxa Selic.
Últimas em Quanto rende
Rendimento da poupança não se altera
Pelas regras atuais, o rendimento da caderneta de poupança é impactado pela variação na taxa Selic. No entanto, isso só acontece quando os juros básicos atravessam a fronteira de 8,50% ao ano. Como a mudança é apenas entre valores acima desse patamar, a poupança não sofre impactos imediatos.
Quando a Selic está acima de 8,50% a.a., a caderneta tem uma rentabilidade fixa equivalente a 0,50% mais a taxa referencial (TR) por mês. Em janeiro de 2024, a TR ficou em 0,087%, o que fez com que a poupança rendesse no último mês cerca de 0,59% – algo em torno de 7,31% ao ano.
Por outro lado, se a Selic fica abaixo de 8,50% ao ano, a poupança rende o equivalente a 70% da taxa básica de juros mais a TR. O rendimento da poupança é isento de Imposto de Renda 2024.
Quanto rende o Tesouro Direto com a nova Selic?
O principal impacto direto é no Tesouro Selic, que rende o equivalente à taxa básica de juros mais um pequeno adicional.
Com a redução na taxa Selic, portanto, essa modalidade passa a ter rentabilidade bruta de 11,25% ao ano. De acordo com o site oficial do Tesouro Direto, os percentuais adicionais ofertados hoje para o Tesouro Selic vão de 0,03% a 0,15%, a depender do prazo de vencimento.
Tesouro IPCA+ e Prefixado: o que muda com o valor da taxa Selic hoje?
Os títulos prefixados ou que acompanham o IPCA não tem um impacto direto diante da queda da Selic. No entanto, quando há arrefecimento da inflação e queda de juros é comum que o governo passe a oferecer taxas menores na emissão de novos títulos.
Hoje, o Tesouro Prefixado tem uma rentabilidade bruta que vai de 9,63% a 10,57% ao ano, a depender do vencimento e da existência ou não de juros semestrais.
Já o Tesouro IPCA+ está atualmente em um intervalo que considera a inflação mais um percentual que vai de 5,48% a 5,72%. Como o IPCA acumulado está em 4,62% em 12 meses, o rendimento atual do Tesouro IPCA+ fica na casa de 10,10% a 10,34%.
Os dados foram consultados na plataforma oficial do Tesouro Direto e estão sujeitos à alteração diária.
Quando rendem CDB, LCI e LCA com a nova Selic?
O CDB pode render seguindo o CDI, a inflação ou a uma taxa pré-fixada. O CDI oscila de acordo com a Selic, estando em torno de 0,10 ponto percentual abaixo da taxa básica. Portanto, um CDB que rende 100% do CDI passa a render em torno de 11,15%.
Já um outro produto que renda, por exemplo, 110% do CDI, passa a ter uma rentabilidade bruta na faixa de 12,38%. Lembrando que o CDB, assim como o Tesouro Direto, é sujeito ao desconto do imposto de renda sobre o rendimento, em uma faixa de 22,5% a 15% a depender do tempo de investimento.
Por outro lado, LCI e LCAs são isentas da tributação de IR. Dessa maneira, produtos desse tipo que rendam cerca de 90% do CDI têm uma rentabilidade estimada em 10,13%, mas líquida de impostos.