Dica do especialista: saiba como diversificar os investimentos usando renda fixa
Spoiler: é preciso ficar atento ao prazo de vencimento dos títulos
Entre as diversas dúvidas que pairam a mente do investidor, uma delas é como diversificar a carteira de investimentos usando produtos de renda fixa.
Mas, fica em paz, porque a gente vai te ajudar nessa também.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Inclusive, vamos usar como exemplo você, investidor que já tem ações em seu portfólio e quer adicionar títulos de renda fixa.
Se liga!
Diversificar investimentos usando renda fixa
O primeiro passo é entender que quanto mais longo é o vencimento desse título (ou seja, a duration do produto), mais correlacionado com as ações esse ativo está.
“Então, se você já tem um portfólio com ações em sua carteira, fique atento e não tenha também uma parcela muito grande de títulos prefixados ou indexados à inflação de prazos muito longos”, explica Lucas Queiroz, estrategista do Research para Pessoa Física do Itaú BBA.
Afinal de contas, os fatores de risco nos próximos mesmos serão os mesmos.
“Ou seja, se você tiver ganhos com as ações, muito provavelmente terá também ganhos representativos com esses títulos de renda fixa”, conta Queiroz.
Por outro lado, continua o especialista, caso o cenário seja adverso, você vai ter perda nas ações e também nessa parte de renda fixa.
“Portanto, montar a carteira de investimentos dessa forma não gera tanta diversificação”, esclarece.
Então, se você tem ações, o melhor é compor o seu portfólio com títulos de curto prazo ou então indexados a taxa de juros.
“Dessa forma, a gente consegue diversificar investimentos usando renda fixa”, afirma Queiroz.
Sobre o nosso Manhã Inteligente
E aí, quer entender e saber tudo o que está acontecendo dentro do cenário econômico e, claro, ainda descobrir diversas dicas sobre finanças?
Então não deixe de assistir o Manhã Inteligente, que acontece de segunda a sexta-feira, aqui no site da Inteligência Financeira e também nas nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e YouTube, sempre às 8h30.