LCI ou CDB: qual é o melhor investimento com a alta da Selic?

E a resposta para essa pergunta está no prazo de vencimento do ativo

Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), houve um ajuste da Selic, que agora está em 13,25% ao ano. Então, qual é o melhor investimento no atual cenário? Vamos, assim, analisar dois dos títulos de renda fixa mais procurados pelo investidor: o LCI e o CDB.

Para responder essa questão, pedimos a ajuda de Fernando Felipe, especialista da Veedha Investimentos e de Pedro Sangaletti, especialista em investimentos e sócio da Valor Investimentos.

LCI ou CDB: qual é o melhor investimento com a Selic a 13,25%?

Então, de acordo com os profissionais, LCI e CDB são muito parecidos. “A diferença gira em torno da Letra de Crédito Imobiliário (LCI) ser isenta de Imposto de Renda e o Certificado de Depósito Bancário (CDB) seguir a tabela regressiva de imposto, começando em 22,5% e chegando a 15%. Ou seja, diminui 2,5% a cada 6 meses”, explica Pedro Sangaletti.

Ainda segundo o especialista, para investimentos com prazos abaixo de 2 anos, a LCI se faz mais interessante. “Isso porque, não tem a incidência do imposto. Mas quando estamos olhando horizonte de mais de 2 anos, os CDBs começam a ser mais rentáveis do que as LCIs”, afirma.

E além desses pontos, Fernando Felipe comenta que é importante o investidor fazer uma comparação para ver qual tem o melhor retorno. “E para isso, tem que fazer um cálculo que leve em conta o Imposto de Renda”, diz.

Uma alternativa é usar a Calculadora de Renda Fixa da Inteligência Financeira. Por lá, você consegue não só calcular o retorno da LCI ou CDB, como também de outros produtos, como Tesouro Direto e ETF. Só um ponto de atenção: os valores da nossa ferramenta não possuem o desconto de IR. Nesse caso, é preciso retirar a porcentagem do imposto conforme o tempo que você pretende deixar o dinheiro investido.

LCI e CDB têm riscos e vantagens semelhantes

LCI e CDB são ativos financeiros muito parecidos. Por isso, as vantagens e os riscos de investir em cada um desses produtos são equivalentes.

“Portanto, a principal vantagem da LCI ou CDB é que com a Selic nesse patamar, o investidor consegue rentabilidades acima de 1% ao mês depois do desconto do Imposto de Renda e com baixo risco”, esclarece Sangaletti.

Já o risco de investir em LCI ou CDB está no possível default caso a instituição financeira venha a falir. “Por outro lado, o investidor estará protegido até R$ 250 mil por CPF por instituição financeira. O que pode contribuir para minimizar dessa desvantagem”, diz o profissional.

Leia a seguir