LCD, novo investimento em renda fixa isento de IR, pode sair ainda este ano
Novo título incentivado, sancionado pelo presidente Lula, depende de regulamentação do Conselho Monetária Nacional para chegar a mercado
Os bancos de desenvolvimento autorizados a captar recursos por meio da nova Letra de Crédito de Desenvolvimento (LCD) planejam realizar as primeiras emissões até o fim deste ano. O título foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada.
Há expectativa de alta demanda pelo mercado. Isso porque a LCD será um título de renda fixa isento de Imposto de Renda, como as LCI e LCA, para investidores pessoa física.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Além disso, há possibilidade de emissões de títulos de curto prazo. E, provavelmente, de cobertura pelo Fundo Garantidor de Créditos. Isto protege o investidor contra calotes.
O título, porém, ainda carece de regulamentação do Conselho Monetária Nacional (CMN).
Últimas em Renda fixa
Prefixada, atrelada ao CDI ou à inflação mais juros
A LCD, assim como os demais títulos de renda fixa, poderá ser atrelada a uma taxa de juros prefixada, percentual do CDI ou inflação mais juros.
Cada instituição de fomento poderá emitir até R$ 10 bilhões por ano por meio da LCD. A ideia é que o novo instrumento represente menos de 5% do passivo em circulação. O estoque das letras de crédito de infraestrutura (LCI) e agronegócio (LCA), por exemplo, é de cerca de R$ 830 bilhões.
Até 30 dias após aval do CMN
A LCD foi criada para aumentar as fontes de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Entretanto, ela poderá ser emitida por instituições estaduais de desenvolvimento, como BDMG (Minas Gerais), Bandes (Espírito Santo) e BRDE (região Sul do país).
O BNDES espera que isso aconteça na próxima reunião do CMN, no fim de agosto, enquanto as demais instituições trabalham com um horizonte maior, de cerca de três meses.
A expectativa das instituições financeiras é começar a emitir a LCD 30 dias após a regulamentação por parte do CMN.
Com informações do Valor Econômico.